Magnifier: app do Google usa IA para ajudar pessoas com baixa-visão

Por Felipe Vitor Vidal Neri

16/08/2024 - 11:331 min de leitura

Magnifier: app do Google usa IA para ajudar pessoas com baixa-visão

Fonte : Google/Reprodução

Após o Google revelar a nova linha de smartphones Pixel 9, a companhia liberou uma versão atualizada do Magnifier. Esse app foi especialmente criado para auxiliar na visualização de imagens para pessoas com baixa-visão ou algum tipo de deficiência, e agora pode ampliar e entender melhor objetos e textos a longas distâncias.

Lançado no ano passado, o Magnifier recebeu atualizações com maior integração em inteligência artificial. A funcionalidade permite que usuários usem a câmera dos smartphones Pixel para ampliar consideravelmente as imagens e obterem uma descrição mais detalhada do conteúdo, principalmente de textos e símbolos.

Por exemplo, é possível abrir o aplicativo e apontar a câmera para uma pequena plaquinha que mostra descrição de um bolo em uma cafeteria. O recurso ajuda aqueles usuários com algum tipo de dificuldade e pode escanear até mesmo as informações de um painel de voos no aeroporto.

Magnifier amplia o zoom da câmera para facilitar visualização.
Magnifier amplia o zoom da câmera para facilitar a visualização.

Acessibilidade para todos

Mesmo que o Magnifier tenha sido desenvolvido com foco nas pessoas baixa-visão, o app ajuda a todos. Por ser uma ferramenta de zoom, é possível usar a câmera frontal com uma função de iluminação para se maquiar, obtendo um nível de detalhes maior.

Por falar em câmera, o usuário tem autonomia para escolher o conjunto de lentes que mais lhe agrada. Há a opção de alternar entre as lentes macro e grande-angular. 

A nova versão do Magnifier está disponível para download na Play Store e pode ser usada em smartphones a partir da linha Pixel 5.


Por Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Jornalista em ascensão que diariamente faz cosplay de Keanus Reeves e John Frusciante deixando o cabelo crescer. Escrevo sobre tecnologia na maior parte do tempo e adora falar de placa de vídeo.


Veja também