Chatbot com IA do WhatsApp vai conversar usando vozes de pessoas famosas

Por Igor Almenara Carneiro

12/09/2024 - 11:301 min de leitura

Chatbot com IA do WhatsApp vai conversar usando vozes de pessoas famosas

Fonte : WABetaInfo/Reprodução

O chatbot integrado ao WhatsApp, Meta AI, vai ganhar vozes personalizadas, apurou o site WABetaInfo. Cada opção terá sotaque, estilo e tom específico, ou até mesmo remeter a vozes de pessoas famosas (não identificadas, porém).

Dentro da versão 2.24.19.32 do WhatsApp Beta para Android, foram encontradas diferentes opções de vozes personalizadas — quatro no Reino Unido, duas nos Estados Unidos —, distintas entre elas em estilo e sotaque.

Contudo, o destaque do pacote estão nas quatro vozes que pertencem a figuras públicas. Essas vozes sintéticas devem ter sido treinadas para remeter a pessoas reais, embora os nomes não sejam revelados no aplicativo.

O Meta AI terá várias opções de vozes, incluindo representações de pessoas públicas.
O Meta AI terá várias opções de vozes, incluindo representações de pessoas públicas.

Oferecer mais opções de vozes para o assistente virtual não é uma novidade no setor, tampouco em chatbots alimentados com inteligência artificial generativa. Essa opção de personalização permite que o usuário escolha aquela que melhor atende suas necessidades e preferências, talvez até correspondendo ao seu dialeto.

Ao incluir opções de vozes de pessoas públicas, a Meta AI pode ajudar a "humanizar" a IA, tornando as interações mais naturais e imersivas. Essa antropomorfização tem potencial de gerar sentimentos no usuário, mas o impacto disso entre humanos e máquinas ainda é objeto de estudo.

Por enquanto, as novas vozes do Meta AI estão em desenvolvimento e não estão acessíveis nem mesmo para testadores. Muita coisa pode mudar até o lançamento público — e o projeto pode até voltar para a gaveta.

Naturalmente, não há previsão para a estreia das vozes do Meta AI no WhatsApp. Vale lembrar, inclusive, que o chatbot não está disponível no Brasil — e isso até foi motivo de queixa de autoridades locais.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também