Uber lança verificação de identidade mais rigorosa para passageiros

Por Igor Almenara Carneiro

18/09/2024 - 08:001 min de leitura

Uber lança verificação de identidade mais rigorosa para passageiros

Fonte : GettyImages

A Uber anunciou novas medidas para verificação de identidade para passageiros — mas, dessa vez, para proteger motoristas. Os métodos de autenticação foram apresentados nesta terça-feira (17) em evento da empresa nos Estados Unidos.

Assim como motoristas, passageiros deverão passar por um processo de verificação mais rigoroso: o aplicativo confrontará dados como nome e número de telefone contra bases de dados de terceiros para conferir possíveis incongruências.

A plataforma também adicionou um novo selo de verificação para passageiros. Para recebê-lo, o usuário precisa apresentar um documento oficial no aplicativo e confirmar a própria identidade.

Uber agora vai verificar a identidade de passageiros em troca de um selo especial.
Uber agora vai verificar a identidade de passageiros em troca de um selo especial.

Quando a conta é verificada, a solicitação de corrida aparecerá com o selo especial, proporcionando mais segurança ao motorista. Vale lembrar, porém, que a verificação de identidade não é obrigatória para o passageiro, enquanto o cruzamento de informações com base de dados, sim.

Em testes desde o começo do ano

O novo sistema de autenticação de passageiros estava em experimentação desde o começo do ano, mas em uma quantidade limitada de cidades. Segundo a empresa, os resultados foram satisfatórios "com a maioria dos clientes" desses mercados.

Com a novidade, a Uber espera garantir uma experiência mais segura para motoristas — sua principal base de usuários.

No Brasil, passageiros precisam fornecer um número de CPF válido e data de nascimento para fazer um novo cadastro. Contudo, o sistema não verifica se o documento realmente pertence à pessoa.

Segundo a página oficial da Uber, o novo sistema de verificação (cruzamento de dados e autenticação de identidade) será lançado primeiro nos Estados Unidos. Não há previsão para lançamento da novidade em mais regiões.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também