Google Fotos vai usar IA para descrever suas recordações

Por Igor Almenara Carneiro

25/09/2024 - 18:001 min de leitura

Google Fotos vai usar IA para descrever suas recordações

Fonte : Android Authority/Reprodução

O Google Fotos vai usar o Gemini para adicionar contexto para as Recordações da sua galeria. Em desenvolvimento no aplicativo, uma função alimentada pela inteligência artificial da Gigante das Buscas ajudará você a se lembrar do que fazia em uma determinada foto ou vídeo.

As pistas da função foram encontradas pelo pessoal do site Android Authority em uma versão recente do aplicativo. Os indícios são linhas de código — mais especificamente, strings — que se referem à função alimentada com Google Gemini.

Ao que tudo indica, o recurso permitirá que o Gemini observe o conteúdo da foto ou do vídeo para apresentar e adicionar um elemento descritivo à memória.

O Google Fotos vai usar IA para adicionar descrição de contexto para suas Recordações.
O Google Fotos vai usar IA para adicionar descrição de contexto para suas Recordações.

Não está claro se o Gemini terá acesso aos metadados da imagem (data, localização e dispositivo de origem, por exemplo). Contudo, essas informações também seriam úteis para mostrar que a captura aconteceu em alguma viagem, ou em alguma data potencialmente importante, como um feriado.

As Recordações do Google Fotos são aquelas imagens exibidas no topo da galeria em formato similar aos Stories do Instagram. A ferramenta destaca fotos e vídeos de datas especiais, pets, viagens, momentos comuns da rotina e pessoas — ou seu antigo relacionamento, se você não se lembrou de apagar ou arquivar tudo.

O site Android Authority ressalta que a função aprece ser "opt-in", ou seja, disponível para ativação manual. Dessa forma, o usuário evita que as fotos sejam processadas pelo modelo do Google sem a devida autorização.

Por se tratar de uma função ainda em desenvolvimento, não há previsão para o lançamento definitivo. Contudo, as próximas atualizações devem dar mais pistas sobre a funcionalidade, e até liberá-la para testes na versão Beta do Google Fotos.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também