App do Banco Central ajuda a identificar notas falsas

Por Rafael Gazzarrrini

11/06/2014 - 11:051 min de leitura

App do Banco Central ajuda a identificar notas falsas

Fonte : GooglePlay

Imagem de App do Banco Central ajuda a identificar notas falsas no site TecMundo

Se você já teve problemas ao receber notas de Real falsas, pode ser que o Banco Central dê uma ajudinha para que isso não volte a se repetir. Nesta quarta-feira (11), a organização brasileira disponibilizou um aplicativo para os sistemas operacionais iOS e Android para que você consiga identificar se as cédulas são legítimas ou não.

De acordo com a descrição do software, que é chamado simplesmente de Dinheiro Brasileiro, você vai utilizar a câmera do seu smartphone para avaliar se ela realmente tem a marca d’água correta, assim como identificar elementos que devem estar presentes, como a faixa holográfica, alto-relevo, número escondido, entre outras características.

Tudo depende do seu olho

A comparação é feita através do próprio programa, que trabalha com a cédula que você segurando e um modelo que está no seu banco de dados. A ferramenta é capaz de trabalhar com as duas famílias de cédulas brasileiras, além de ter suporte de idioma para o inglês, português e até mesmo o espanhol.

undefined

Com isso, você pode tirar as suas próprias conclusões se é melhor aceitar ou não o pagamento em dinheiro de determinada pessoa. No entanto, o próprio Banco Central alegou que o software não é capaz de identificar se uma cédula é legítima ou não, de modo que falsificações bem feitas talvez acabem confundindo você.

Se você está interessado, clique aqui para baixar o aplicativo para Android e aqui para o programa para iOS.

E tem mais novidade...

Além de tudo isso, o Banco Central também aproveitou para atualizar o software chamado Câmbio Legal, desenvolvido há um ano — o app mostra lugares para a compra e venda de moedas de outros países. A novidade é que agora o recurso calcula a conversão para 160 moedas e mostra o Valor Efetivo Total (VET) das operações.

Caso você também esteja interessado neste aplicativo, clique aqui para a versão para Android e aqui para a do iOS.

Veja também


Fontes