Venda de tablets no Brasil despenca e tendência é cair ainda mais em 2017

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

10/03/2017 - 03:511 min de leitura

Venda de tablets no Brasil despenca e tendência é cair ainda mais em 2017

Fonte :

Imagem de Venda de tablets no Brasil despenca e tendência é cair ainda mais em 2017 no tecmundo

Já faz algum tempo que o mercado de tablets não consegue acompanhar o ritmo dos smartphones, mas parece que o cenário desses aparelhos fica cada vez mais sombrio — inclusive por aqui. De acordo com dados recentes da empresa de consultoria IDC Brasil, as vendas desse segmento caíram em 32% no país em 2016.

Ao todo, teriam sido apenas 4 milhões de unidades comercializadas, contra 5,8 milhões em 2015. E o mercado de notebooks híbridos, chamados na pesquisa de "destacáveis", apresenta vendas ainda menores. É claro que a renovação desses aparelhos é muito mais lenta, já que o consumidor não tende a trocar de computador todos os anos, mas as 26,5 mil unidades vendidas preocupam.

E não há qualquer previsão de recuperação para 2017. Pelo contrário: a tendência é que a queda continue, apesar de ser menos brusca. De acordo com a IDC Brasil, o setor vai encolher mais 7%. Os motivos envolvem desde a crise até o acompanhamento de um fenômeno mundial, em que o consumidor tende a ficar mais tempo com um mesmo tablet, não se interessar pelo dispositivo ou preferir smartphones com telas grandes.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também