Projeto EXACTO faz disparos de canhão calibre .50 serem corrigidos no ar

Por Renan Hamann

11/07/2014 - 12:021 min de leitura

Fonte :

Imagem de Projeto EXACTO faz disparos de canhão calibre .50 serem corrigidos no ar no site TecMundo

Você já leu algumas matérias sobre como funcionam as armas que realizam disparos teleguiados, mas a DARPA certamente está levando isso a novos níveis. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos acaba de divulgar o primeiro vídeo de demonstração do seu novo programa EXACTO — Extreme Accuracy Tasked Ordnance, ou “Artilharia Designada de Extrema Precisão”.

Enquanto projetos pré-existentes utilizam cálculos com gravidade e velocidade do vento antes de realizar os disparos, o EXACTO utiliza um sistema mais avançado. Os projéteis podem ter a trajetória modificada durante o percurso, compensando qualquer fator não esperado que possa causar interferências — incluindo vento, movimentação dos alvos e outras condições não calculadas antes do disparo.

Outra diferença bem importante entre o projeto da DARPA e os outros já existentes que estão em desenvolvimento na iniciativa privada é o calibre dos disparos. O EXACTO é o primeiro a conseguir realizar as manobras com os projéteis .50 disparados por canhões de alta potência. O vídeo postado acima não é muito claro, mas segundo a DARPA ele mostra os percursos dos disparos.


Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.


Veja também