Tactus desenvolve tablet que possui display com características mutáveis

Por Felipe Gugelmin Valente

08/01/2013 - 10:351 min de leitura

Tactus desenvolve tablet que possui display com características mutáveis

Fonte :

Imagem de Tactus desenvolve tablet que possui display com características mutáveis no site TecMundo

(Fonte da imagem: Divulgação/Tactus Technology)

A Tactus Technology aproveitou seu estande na CES 2013 para exibir uma nova tecnologia que combina o melhor das superfícies sensíveis ao toque e dos botões físicos. Batizada de “morphing tactile surface” (superfície tátil mutável), a novidade permite que botões surjam ou desapareçam conforme a necessidade de cada usuário.

As novas telas desenvolvidas pela empresa possuem um reservatório no qual fica armazenada uma pequena quantidade de um líquido. Conforme determinados comandos são feitos pelo usuário, a substância se locomove até pontos específicos do display e passa a atuar de forma semelhante a botões físicos.

“Planejamos iniciar a produção até o final do ano”, afirma o CEO da Tactus, Craig Ciela. “Ainda estamos trabalhando junto aos clientes para determinar uma data exata”, complementa. Segundo ele, embora as exibições feitas até o momento tenham sido realizadas em aparelhos Android, a tecnologia não está atrelada a nenhum sistema operacional em específico.

Tecnologia compatível com qualquer display

A empresa afirma que a grande vantagem da tecnologia é o fato de ela não alterar em nada a espessura final dos aparelhos em que é aplicada. Além disso, a tecnologia pode ser usada em praticamente qualquer display, o que permite utilizá-la tanto em um smartphone de 3 polegadas quanto em uma televisão de grandes dimensões.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tactus Technology)

A tecnologia também possui a vantagem de permitir diversas personalizações, o que permite aos fabricantes escolher teclados variados com características próprias a cada um deles. Resta esperar até o lançamento oficial da superfície tátil mutável para ver se ela vai ser bem-sucedida ou se não vai passar de uma simples curiosidade com efeitos passageiros.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também