Veja 7 momentos indispensáveis do The BRIEFcast

Por Ramalho Lima

10/06/2024 - 12:152 min de leitura

Veja 7 momentos indispensáveis do The BRIEFcast

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O The BRIEFcast é o podcast do The BRIEF, newsletter diária de negócios em tecnologia que está no ar desde 2017. O programa entrou em sua segunda temporada em março e segue trazendo temas instigantes e polêmicos sobre o mundo corporativo.

Para quem não assistiu aos podcasts completos, nós apresentamos setes momentos importantes extraídos de quatro edições: "Sobre chefes, líderes e outras figuras lendárias", "Ser ágil não é sobre ser veloz e você provavelmente está fazendo errado", "Comunicação no mundo corporativo" e "Ser Pop ou ser Tec? Soft Skills e Hard Skills". Confira!

1. Se VOCÊ faz isso você é aquela pessoa que SÓ SE F*D3 no TRABALHO…

O trecho aborda a sobrecarga proveniente da responsabilidade de alguns cargos e a dificuldade que as empresas têm de reconhecer tais profissionais.

Rafa Comenale, antropólogo organizacional, explica que esses colaboradores costumam ser mais valorizados em empresas menores do que em grandes corporações.

2. A CULPA DE UM LÍDER RUIM É DA EMPRESA?

Nessa parte, o podcast esclarece sobre a necessidade de acompanhamento das lideranças, já que, essencialmente falando, esses profissionais também são colaboradores.

As empresas não podem cometer o erro de esperar que os líderes saibam exatamente o que precisa ser feito.

3. CHEFE HIPÓCRITA por que não é DEMITIDO? O que segura um líder ruim na empresa?

Nesse momento da conversa, Rafa fala dos maus líderes e de como eles podem se manter por anos na empresa, até com a possibilidades de crescimento.

4. Metodologia ágil é EFEITO MANADA?

Aqui, o podcast chama a atenção sobre as medidas imediatistas que frequentemente são usadas sob o pretexto da inovação.

Os especialistas alertam que cada empresa deve criar estratégias com base em suas próprias necessidades.

5. Como falar na cara das pessoas sem machucar? Teoria da “Empatia Assertiva”

Esse trecho explica a importância de dosar empatia e assertividade no ambiente de trabalho. O meio termo pode ser o ponto de equilíbrio entre crítica e ajuda.

6. Quais são os tipos de conflitos e como enfrentá-los?

Nessa parte do episódio, os especialistas abordam os conflitos no ambiente de trabalho, e citam algumas maneiras de enfrentá-los.

7. É bom ser um profissional generalista?

Esse trecho do episódio trata sobre a importância do profissional generalista em algumas áreas. Embora o especialista tenha seu valor, nem todas as funções serão baseadas neste conceito.


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


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