O buraco é fundo: maior túnel subterrâneo do mundo é inaugurado na Suíça

Por Vinicius Munhoz

02/06/2016 - 12:421 min de leitura

O buraco é fundo: maior túnel subterrâneo do mundo é inaugurado na Suíça

Fonte :

Imagem de O buraco é fundo: maior túnel subterrâneo do mundo é inaugurado na Suíça no tecmundo

Há mais de duas décadas, a Suíça começava a construir um túnel subterrâneo ferroviário que ligaria a cidade de Bodio até Erstfeld, chamado de Gotthard Base Tunnel, que, posteriormente, se estenderia até a Holanda e a Itália. Depois de muito tempo, a obra foi finalmente inaugurada. O grande destaque é que a passagem se encontra a 2,2 quilômetros abaixo da terra, passando sob os Alpes Suíços.

O túnel mede ao todo 56 quilômetros, passando alguns projetos consideráveis, como é o caso do Eurotúnel (que liga a Inglaterra à França), que mede 50 quilômetros, e o Túnel Seikan (Japão), com 54 quilômetros. Porém, depois de muito tempo de espera, o projeto foi inaugurado e 500 sortudos foram sorteados para realizar a primeira viagem.

Galeria 1

Uma história antiga

Conforme supracitado, o Gotthard Base Tunnel demorou duas décadas para ficar pronto, mas os projetos e autorizações para construí-lo datam de 1947. Entretanto, apenas em 1992 a obra foi aprovada, custando mais de US$ 12,2 bilhões (quase R$ 45 bilhões) e tirando 28 toneladas de rochas das montanhas, que foram substituídas por concreto.

O trem vai viajar a uma velocidade média de 250 km/h, reduzindo o tempo do trajeto entre Milão e Zurique em uma hora

Se tudo der certo, a previsão da inauguração comercial é prevista para dezembro deste ano. Uma das grandes vantagens da ferrovia subterrânea é diminuir o tempo de viagem entre algumas cidades europeias, como o passeio de Zurique até Milão, que será reduzido em uma hora. O trem vai viajar a uma velocidade média de até 250 km/h.

Apesar de ser um recorde impressionante – afinal, o túnel é extenso e está abaixo das montanhas –, provavelmente ele vai durar pouco. Infelizmente (ou felizmente), a China está com um projeto próprio também, que consiste de um caminho subaquático de 122 quilômetros.


Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.


Veja também