Ministério das Comunicações adia novamente o fim da TV analógica

Por Felipe Gugelmin Valente

27/01/2016 - 04:541 min de leitura

Fonte : Ministério das Comunicações

O Ministério das Comunicações (MC) anunciou na última segunda-feira (25) uma nova mudança no cronograma para a transição do sinal de TV analógico para a tecnologia digital no Brasil. A portaria n° 378 estabelece que a implantação do sistema vai começar com um projeto-piloto na cidade goiana de Rio Verde no dia 15 de fevereiro e que, ainda em 2016, Brasília deve ser a única capital a migrar completamente para a tecnologia.

Segundo o MC, a previsão é a de que a capital federal e as cidades do entorno do Distrito Federal iniciem a transição a partir de outubro deste ano. A partir de 2017, todas as capitais da Região Sudeste, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza devem realizar a transição, assim como algumas cidades do estado de São Paulo e do Nordeste.

Em 2018, a tecnologia deve ser implementada nas capitais e cidades importantes das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte e em todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O MC promete publicar no futuro novas portarias para tratar dos demais municípios federais afetados pela transição para o sinal digital.

undefined

Segundo o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Roberto Pinto Martins, a portaria faz ajustes que levam em consideração os grandes eventos que vão ocorrer até o ano de 2018. “Teremos as eleições municipais e Olimpíadas neste ano, além de novas eleições e outra copa em 2018. Todos esses eventos têm uma participação fundamental da TV aberta”.

Você já começou a se adaptar ao universo da TV digital? Comente no Fórum do TecMundo


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também