Bioware incluiu voo de Javelins em Anthem para impressionar executivo da EA

Por Bini

04/04/2019 - 11:002 min de leitura

Bioware incluiu voo de Javelins em Anthem para impressionar executivo da EA

Fonte :

Imagem de Bioware incluiu voo de Javelins em Anthem para impressionar executivo da EA no voxel

Anthem é um jogo que vem passando por um período de lançamento bastante tumultuado, com público e crítica concordando que o game precisa de muito trabalho para entregar o que prometeu desde o seu anúncio. Agora, uma reportagem revelou detalhes sobre a produção do jogo, mostrando que a Bioware sofreu bastante com seu desenvolvimento e algumas curiosidades que não deixam de ser preocupantes, como o fato de que os jogadores só podem voar em Anthem porque a função foi incluída nele para impressionar um executivo da EA.

Em uma longa reportagem sobre o desenvolvimento de Anthem, o site Kotaku conversou com algumas pessoas que trabalharam no game ao longo dos seus sete anos de produção. Em vários momentos, devido à aversão que os profissionais da Bioware, e segundo consta, de outros estúdios da Electronic Arts, têm da engine Frostbite, muito do que havia sido planejado não era possível colocar em prática. Uma dessas ideias era a possibilidade dos Javelins, exoesqueletos usados pelos jogadores, voar livremente pelo cenário e mundo do jogo.

Em certo momento, a habilidade foi completamente removida do game, com alguns desenvolvedores tentando fazer com que ela funcionasse em apenas um dos Javelins disponíveis. Sendo assim, uma demo de Anthem sem voo foi criada e passada entre os funcionários. Patrick Söderlund, um hoje ex-executivo da EA, pegou a demonstração e criticou fortemente a Bioware pelo desenvolvimento, afirmando que não tinha sido aquilo que havia sido prometido como jogo.

Durante seis semanas de crunch brutal, os desenvolvedores sabiam que o segredo para que Söderlund não resolvesse simplesmente cancelar o jogo seria deixá-lo o mais bonito possível. Desenvolvedores da EA DICE, que criaram a engine Frostbite, foram até os estúdios da Bioware para ajudá-los nesse período. Nessas seis semanas, alguém comentou a possibilidade de incluir voo novamente na demo, com alguns profissionais sem nem saber se conseguiriam colocar isso no jogo final.

Quando a nova demo foi mostrada para o executivo, ele adorou, achou o game lindo e queria exatamente aquilo na versão final. Essa demo serviu como base para o primeiro gameplay de Anthem que foi revelado na E3 2017.

É válido lembrar que, naquele momento, nem mesmo a equipe do jogo saberia se conseguiriam aplicar tudo o que tinha na demo, que continha momentos fabricados e que não faziam parte do gameplay real, dentro da versão final do título.

Isso já dá uma noção de como foi o desenvolvimento de Anthem e o seu atual estado. O game está disponível para PS4, Xbox One e PCs.


Por Bini


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.