A consequência inesperada do eixo Z em Super Smash Bros. Ultimate

Por Felipe Payão

28/03/2019 - 04:311 min de leitura

A consequência inesperada do eixo Z em Super Smash Bros. Ultimate

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Todos os jogos da série Super Smash Bros. utilizam gráficos em 3D e jogabilidade 2D, talvez como fruto da era em que o primeiro jogo foi lançado, no Nintendo 64.

Porém, apesar dos controles completamente bidimensionais de Super Smash Bros. Ultimate, alguns jogadores estão frustrados com efeitos inesperados do eixo Z, ou seja, a profundidade, do jogo.

Alguns golpes — como o Giant Punch do Donkey Kong, o Shield Breaker do Marth e o aéreo superior da Piranha Plant — têm animações que utilizam o eixo Z de renderização. Em outras palavras, os golpes se afastam ou se aproximam da câmera durante a animação. Isso faz com que golpes errem, mesmo que pareçam ter acertado pela perspectiva 2D da câmera.

O mais curioso é que esse efeito é negado por fases como Duck Hunt e Flat Zone, que aplicam um efeito para "achatar" os visuais para um espaço bidimensional. 

O jogador DKWill fez um vídeo explicando o fenômeno. Segundo ele, o comportamento visto nas fases achatadas é o que deveria ocorrer em qualquer situação.

Super Smash Bros. Ultimate está disponível para Nintendo Switch e será um dos principais eventos no torneio de jogos de luta EVO 2019.


Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.


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