Polêmica: Atlus ameaça usuários que mostrarem vídeos avançados de Persona 5

3 min de leitura
Imagem de: Polêmica: Atlus ameaça usuários que mostrarem vídeos avançados de Persona 5

Sim, Persona 5 saiu. Depois de muito e muito tempo, finalmente o jogo chegou às terras do Ocidente. Se você está todo empolgado para tirar screenshots e transmitir o jogo ao vivo para os seus amigos, bom... terá que repensar ou conseguir isso de alguma outra forma, já que o recurso de compartilhamento do PS4 foi desativo. Porém, não é só nisso que a Atlus anda ficando de olho.

Basicamente, a companhia está ameaçando streamers e jogadores que compartilham ou jogarem ao vivo qualquer parte mais avançada do game. Entretanto, não se trata apenas de spoiler: a empresa não quer que seções avançadas estejam no YouTube, Twitch ou qualquer outra plataforma.

A Atlus não quer que você compartilhe conteúdo de Persona 5

Políticas de embargo são comuns para qualquer veículo de mídia e, inclusive nós, do TecMundo Games, recebemos o jogo com antecedência e não podemos compartilhar certos pontos do jogo para evitar spoilers. Contudo, o maior problema é que isso não se aplica apenas para sites e youtubers: qualquer jogador que estiver transmitindo conteúdo avançado, mesmo depois do lançamento do jogo, pode ter o vídeo removido pela Atlus.

A Atlus não quer que você compartilhe nada de Persona 5 que passe de um terço da campanha do jogo

Em comunicado oficial, a Atlus disse que “os mestres do Japão estão de olho, portanto, fique muito atento quanto a isso. Se você decidir transmitir o conteúdo depois do dia 7/7 (dia do jogo, não da vida real), você faz com o risco de ser notificado por violação de conteúdo ou algo pior, como strike ou suspensão de conta”.

A internet reagiu (e não muito bem)

Acontece o seguinte: o jogo começa em abril. Não o lançamento, mas a época do jogo se passa em abril. Julho é relativamente perto, correspondendo a apenas um terço da trama, ou seja, nada além disso pode ser exibido em vídeo. Passando disso, o jogador/youtuber/site estará correndo o risco descrito acima.

A empresa também menciona para evitar mostrar qualquer parte da história que seja spoiler e evitar ao máximo que cutscenes ou animações 2D sejam mostradas. O principal motivo? Evitar que os jogadores se deparem com qualquer spoiler na internet. Contudo, por conta disso, muitas pessoas não gostaram da postura da Atlus, como você vê nos tweets abaixo:

Algumas pessoas não gostaram de ver o Twitch apoiar a decisão, já que streamers dependem desse conteúdo

Outros até entenderam, mas não gostaram da proibição

A zoeira, é claro, nunca é deixada de lado

Há quem tenha tomado o lado radical e decidido fazer o que a internet faz de melhor quando algo luta contra ela: fazer de propósito o oposto

E há também, é claro, quem tenha gostado da atitude da Atlus em evitar spoilers

De uma forma ou de outra, uma coisa é clara: mesmo que você tenha comprado o jogo, não é recomendado que você faça transmissões ou capture vídeos para postar na internet, pois dependendo da parte da história, a Atlus pode intervir, mesmo que você não esteja atrelado à produção de conteúdo (youtubers, sites etc) e tenha adquirido o game normalmente, ou seja, sem receber diretamente da companhia.

Por mais que a empresa barre o conteúdo, é inevitável que as pessoas comentem e discutam (e de certa forma, os spoilers vazam de qualquer forma. Além disso, o direito do jogador compartilhar um conteúdo de um título que comprou também está em discussão. E aí, exagero ou uma precaução necessária?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.