Documentos mostram opinião da equipe do Xbox sobre The Last of Us 2

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

03/05/2021 - 07:302 min de leitura

Documentos mostram opinião da equipe do Xbox sobre The Last of Us 2

Fonte :  Sony 

Imagem de Documentos mostram opinião da equipe do Xbox sobre The Last of Us 2 no tecmundo

Documentos internos da Microsoft utilizados no processo judicial entre Apple e Epic Games revelaram um curioso conteúdo da equipe do Xbox. Trata-se de um texto em forma de análise produzido por analistas da empresa sobre um dos maiores lançamento da rival em 2020: o jogo The Last of Us Part II.

O conteúdo está presente em meio a diversas evidências que serão apresentadas na ação envolvendo Fortnite e a loja virtual da Apple. A Microsoft foi adicionada no caso como testemunha e exemplo sobre como lidar com receitas e cobrança de taxas de parceiras — mas inclui uma página que mostra o texto na íntegra.

O documento original contendo a análise.O documento original contendo a análise.

No geral, trata-se de um documento pouco surpreendente — afinal, análises de mercado e estudo da concorrência são passos óbvios para uma empresa do tamanho da Microsoft. Ainda assim, é bastante raro ter uma visão direta desse tipo de conteúdo, com opiniões bastante objetivas a respeito do material.

Muitos elogios

O texto foi produzido por Mike Mace e Jon Katz, dois membros da divisão do Xbox que terminaram o game para escrever o material. No geral, a dupla diz que o game é "excepcionalmente bem-feito e, de fato, mostra o que outros jogos, especialmente aqueles puramente de narrativa e aventura, deveriam aspirar e conquistar com os seus diálogos, apresentação e dublagem de personagem".

O título é descrito como "extremamente raro" e que avança na arte de storytelling narrativo como um todo. "Nós amamos, tivemos ótimos momentos jogando ele e nos encontramos ainda pensando sobre os personagens e histórias mesmo depois de terminarmos a campanha", diz a conclusão.

The Last of Us Part II.The Last of Us Part II.

O texto ainda discute como a Naughty Dog sacrificou boa parte da liberdade e da possibilidade de escolha do jogador, que segue uma narrativa fixa e sem grandes possibilidades de alteração, para focar na imersão e no estudo de personagem.

Ele ainda elogia como o gameplay conseguiu equilibrar duas campanhas, criando a sensação de que o universo do game "não tem heróis, apenas sobreviventes", além de mostrar "como pessoas normalmente decentes podem se ver presas em um ciclo vicioso de violência horripilante".

Gráficos e gameplay

Em termos de jogabilidade, a análise afirma que a Parte 2 é uma expansão e notável melhora em relação ao anterior, tanto em formas de concluir uma missão até na inteligência artificial dos inimigos.

Em termos de visuais e atenção aos detalhes, o jogo também é bastante elogiado e "significativamente a frente de qualquer coisa que outras equipes tenham produzido em console e PCs", deixando a equipe impressionada também pela variedade de locações e personagens diferentes.

Algumas críticas

Apesar de reconhecer a qualidade do título, a equipe não deixou de apontar alguns pontos negativos. "A Naughty Dog ainda não parece conseguir fazer um combate decente de armas de fogo em qualqur um de seus jogos, e este não é exceção. Por sorte deles, isso se encaixa de forma geral no tema do jogo e leva o jogador a avançar usando stealth em vez de abordagens diretas", diz o documento.

O combate foi criticado pela equipe.O combate foi criticado pela equipe.

A equipe também afirma que o gerenciamento de inventário não é perfeito e envolve mover o polegar de posição na troca de armas, o que é "notavelmente frustrante durante as sequências mais frenéticas de combate".

O documento completo (em inglês) pode ser conferido aqui.

Widget de produto do Hub de Ofertas


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.