Entrevistamos o Bruno Motta, gerente sênior do Xbox no Brasil!

Por Luciana Anselmo de Souza

18/06/2021 - 09:306 min de leitura

Entrevistamos o Bruno Motta, gerente sênior do Xbox no Brasil!

Fonte :  Xbox/Divulgação 

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A E3 de 2021 teve várias novidades interessantes ao longo da semana, mas uma das conferências que mais chamou a atenção do público foi a da Microsoft. O evento mostrou trailers de jogos sem parar, tanto com títulos que a gente já sabia que estavam em desenvolvimentos ou com jogos totalmente inéditos que foram anunciados nesse showcase da empresa.

A gente aproveitou esse momento tão positivo para a Microsoft para fazer uma entrevista com o Bruno Motta, que é o gerente sênior do Xbox no Brasil. Caso tenha ficado curioso, você pode conferir a nossa conversa completa a seguir!

A gente sabe que a Microsoft já fabricou seus consoles aqui antes, mas hoje o Xbox Series X e S são produtos importados. A empresa ainda considera mudar esse plano de negócios e voltar a produzir seus consoles por aqui quando for algo mais viável?

Confirmando, hoje nossos consoles são importados. Boa parte do meu trabalho aqui na Microsoft é realmente de tomar essa decisão de modelos de negócios, mas o que eu posso te dizer é que a gente sempre avalia qual o melhor modelo de negócio para a gente ter o melhor preço possível para o nosso consumidor final. Então, por hora a gente trabalha no modelo importado e a gente continua avaliando se faria sentido voltar a produzir no Brasil.

O Bruno Motta nos contou mais sobre as estratégias da Microsoft no mercado brasileiroO Bruno Motta nos contou mais sobre as estratégias da Microsoft no mercado brasileiro

Desde que os consoles da nova geração foram lançados no ano passado, a gente viu muitas notícias sobre a dificuldade dos fabricantes em manter um estoque que cumprisse a demanda em várias regiões. A Microsoft até chegou a comentar que esperava que a situação continuasse assim pelo menos até o mês de junho. Vocês perceberam os efeitos dessa escassez no Brasil também?

Posso te dizer que é uma escassez global e que vem afetando vários setores. Infelizmente não é só na nossa indústria, mas a gente vem trabalhando com nossos parceiros tanto na manufatura e indústria quanto com varejistas para agilizar a produção e transporte para fazer os nossos produtos chegarem na mão dos consumidores o mais rápido possível.

Com alguns consoles sendo vendidos apenas em lojas online atualmente, como está a distribuição do Xbox Series X e S no Brasil no momento?

A nossa estratégia de distribuição foi inclusiva, já que ela trouxe parceiros de várias regiões do Brasil, tanto de loja física quanto de loja virtual. Então a gente tem produto em lojas físicas em algumas redes. Agora, realmente é uma questão de quantidade de produtos que a gente vai conseguir trazer, que aí eu remeto para a falta de envios.

A gente sabe que o modelo de E-Commerce tem sido mais fácil dos consumidores encontrarem os produtos, fora o contexto atual em que realmente as pessoas têm visitado menos lojas físicas.

Como vocês veem o  impacto do Game Pass em países onde os jogos são vendidos por um valor mais elevado, como é o caso do Brasil?

Posso dizer que o Game Pass realmente caiu no gosto do brasileiro, a gente sabe que o brasileiro gosta dos modelos de assinatura, de ter como pagar um valor mensal mais baixo e ter acesso a um catálogo gigantesco de muita qualidade.

O Game Pass para a gente no Brasil é fundamental dentro da nossa estratégia e a gente tá realmente muito feliz com os resultados que a gente tá alcançando com ele, tanto o Game Pass no console, o Game Pass Ultimate e inclusive com o Game Pass para PC, que também é uma área que a gente vem colocando muito investimento e foco. Até conectando com os anúncios dessa E3, assim como tivemos o Microsoft Flight Simulator no lançamento no Game Pass de PC, vamos ter o Age of Empires 4 também disponível no dia de lançamento. 

Ainda sobre o Game Pass no PC, temos o benefício de dar acesso aos consumidores ao EA Play direto com a nossa assinatura, então posso dizer que a gente no Brasil tá muito feliz com o que a gente está fazendo com a nossa assinatura no console e no PC.

A Microsoft comentou recentemente que estava explorando novas ofertas de assinatura do Game Pass para atingir um público maior em locais com uma realidade financeira diferente. Acha que é possível vermos planos ainda mais acessíveis para os brasileiros?

No evento recente envolvendo uma conversa entre o Phil Spencer e o Satya Nadella, a gente soltou muita informação legal, mas acho que a principal que impacta o nosso mercado é que a gente realmente vem trabalhando em beta com a nossa solução de cloud gaming e a gente vai lançar no Brasil como um produto final ainda esse ano e esse benefício vai ser parte da oferta do Game Pass Ultimate.

Além disso, a gente comentou que a gente tá expandindo para novos dispositivos e isso faz parte sim da nossa estratégia e eu diria que além do que eles comentaram, todas essas experiências são com o objetivo de atingir três bilhões de jogadores no mundo. Cada um tem um jeito de jogar e a gente acredita que essas experiências são todas adicionais a essas ofertas que a gente já tem.

A gente continua com fortaleza no console e no PC e vem expandindo para novas plataformas, sendo o mobile a nossa próxima fronteira.

Como o Bruno mencionou, os assinantes do Game Pass também têm acesso ao EA PlayComo o Bruno mencionou, os assinantes do Game Pass também têm acesso ao EA Play

Nessa conversa do Phil e do Satya, eles também falaram sobre como estão trabalhando com fabricantes de TV para trazer a experiência Xbox sem que a gente precise de um hardware extra, além de um tipo de dispositivo de streaming para jogos na nuvem que seja possível usar em qualquer TV e monitor. Acha que é possível que a gente veja a chegada dessas tecnologias no Brasil?

O papel dessa conversa que os dois tiveram foi realmente mostrar qual o futuro dos games e a gente sabe que tudo isso vai ser uma jornada de construção dessa tecnologia. Como eu mencionei, a gente quer chegar em três bilhões de jogadores, só que para fazer isso, a gente precisa ser muito inclusivo no que diz respeito a plataforma.

Então acredito que vai realmente ser uma jornada até a gente chegar lá, sendo que o que a gente tem pronto hoje é a fortaleza no console e PC. Estamos trazendo ainda esse ano como produto final o cloud gaming para celulares e em outro momento no futuro vamos trabalhar com TV e outros dispositivos.

Indo mais para esse lado do streaming, a Microsoft confirmou que o Brasil e alguns outros países vão receber os jogos na nuvem através do Game Pass Ultimate ainda esse ano. Você sabe se isso inclui a possibilidade de jogar no navegador ou se seria apenas em smartphones e tablets nesse primeiro momento?

Para o Brasil, a gente está pronto para lançar ainda esse ano o cloud gaming com os nossos datacenters. Inclusive, a gente tá terminando as atualizações globais do hardware que roda no datacenter, trazendo o produto Xbox Series  X para ficar no datacenter. 

Além disso, a gente tá também trazendo o browser, que é algo que está chegando globalmente, sendo que primeiro isso vai para os 22 mercados que a gente já está presente com o cloud gaming. Em um momento futuro, que pode casar ou não com o nosso lançamento de cloud gaming aqui, a gente também vai trazer a oferta de streaming via browser no Brasil.

O plano da Microsoft é trazer os jogos para qualquer lugar, seja no console, PC ou através de streamingO plano da Microsoft é trazer os jogos para qualquer lugar, seja no console, PC ou através de streaming

Por enquanto a versão do xCloud que está em fase de testes aqui no Brasil é a de Android, mas há uma previsão de quando haverá testes para dispositivos iOS?

Ainda não temos novidades sobre testes de xCloud em dispositivos IOS. O que eu posso te dizer de forma geral é que a gente é bastante exigente no nível de qualidade de entrega, então a gente só vai fazer o lançamento oficial de cloud gaming no Brasil quando a gente entender que a nossa solução tá robusta o suficiente para os nossos fãs.

Dá para dizer que o Brasil geralmente fica meio esquecido por outras empresas quando o assunto é streaming de jogos na nuvem. O que acha que fez a Microsoft ter uma postura diferente para trazer o xCloud para cá?

Eu não posso comentar pelas outras empresas, mas posso te dizer que na visão da Microsoft, o Brasil e o mercado de games no Brasil é gigantesco. Pela Newzoo, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo, então a gente entende a importância do mercado brasileiro. A gente tá aqui há anos e temos consistentemente investido no mercado e garantindo uma presença forte nossa por aqui.

É óbvio que o Brasil não é um mercado simples de se atuar, a gente conhece o nosso país, mas a gente entende este como um mercado muito relevante e vamos continuar investindo no Brasil.

Algo muito interessante é o fato da Microsoft ter decidido trazer duas opções de console para essa nova geração. Vocês conseguem perceber o impacto que o Xbox Series S, que é um produto mais barato e ainda oferece um bom poder de processamento, em um país como o Brasil, já que muitos jogadores não tem como investir em consoles mais caros?

Uma das grandes inovações que a gente trouxe nessa nova geração foi essa estratégia de uma dupla de consoles. Um console que é o suprassumo do poder de processamento em jogos de consoles e essa oferta com um preço final mais acessível ao consumidor ainda sem abrir mão de performance.

O Xbox Series S é um console de nova geração e vem performando muito bem e é inclusive onde eu venho tendo a maior parte das minhas horas de jogo no momento e estou bastante satisfeito com tudo o que eu tenho no Series S. Então, sim, faz parte da nossa estratégia e a gente vem sendo bem sucedido no que a gente se propôs a fazer. 

No Brasil, a gente ainda vê bastante a mentalidade de guerra de consoles, o que faz com que muita gente tenha uma certa resistência na hora de adquirir um produto ou serviço da empresa que considera rival. Você acha que algo mais abrangente como o Game Pass e xCloud possuem o potencial de quebrar um pouco desse estigma e conquistar um público ainda maior para a comunidade Xbox no Brasil?

Como empresa, a gente é extremamente inclusivo e a gente vem se preparando e trazendo ofertas para os consumidores jogarem onde eles quiserem. Se você estiver na praia ou no parque, com o cloud gaming a gente pretende chegar lá para você. Então na nossa visão, se você é um jogador a gente gostaria de ser uma oferta de produto bem consistente para você.

Para encerrar, a gente não pode deixar de mencionar como tantos leitores do Voxel são realmente apaixonados pelo Xbox, então tem algo que você gostaria de dizer para eles?

A gente é muito grato a todos os fãs de Xbox que leem sobre a gente no Voxel. A gente tá muito empolgado e feliz depois do nosso showcase com os 30 jogos que a gente anunciou, dos quais 27 vão estar no Xbox Game Pass. Então, nesse final de ano, de junho até dezembro, a gente tem quatro novos jogos chegando agora e ainda a expansão de Sea of Thieves com o Pirate's Life.

Além disso, no showcase a gente anunciou duas novas franquias com Starfield e Redfall, além de ter soltado um teaser de Contraband. Então se eu pudesse resumir aqui: estamos muito felizes com tudo o que a gente mostrou e sabemos que vão ser seis meses excelentes pela frente e não tem hora melhor para você entrar no ecossistema Xbox!



Por Luciana Anselmo de Souza

Especialista em Redator


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