Valve confirma que Steam Deck deve rodar o Windows 11

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

09/08/2021 - 03:301 min de leitura

Valve confirma que Steam Deck deve rodar o Windows 11

Fonte :

Imagem de Valve confirma que Steam Deck deve rodar o Windows 11 no tecmundo

A Valve confirmou o desejo de fazer que o portátil Steam Deck rode sem problemas de compatibilidade com o Windows 11, próxima versão do sistema operacional da Microsoft.

Em entrevista ao site PC Gamer, o designer Greg Coomer confirmou conversas entre Valve e AMD, que é a responsável pelos chips do dispositivo, para garantir que ele tenha a tecnologia responsável para rodar a plataforma. Segundo ele, não há indicativos de incompatibilidade.

O principal problema a ser enfrentado é atingir o requisito da Trusted Platform Module 2.0 (TPM 2.0), um componente de segurança que será obrigatório para o Windows 11. A busca de fabricantes pela peça fez até os preços dispararem repentinamente no mercado. Além disso, é preciso garantir que a BIOS também esteja pronta para uma eventual atualização.

Otimismo

"Há empenho em olhar para o TPM agora mesmo. Nós focamos tanto no Windows 10 até agora que não fomos muito além nisso, mas as nossas expectativas são de que vão conseguir cumprir isso", explicou Coomer. 

A possibilidade de substituir o SteamOS 3.0 pelo Windows é uma das vantagens do Steam Deck para consumidores, o que permitirá até mesmo rodar jogos de outras plataformas, como Epic Games Store e Xbox Game Pass.

O Steam Deck tem expectativa de lançamentos para as primeiras regiões em dezembro de 2021.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.