Youtuber vence Nintendo em briga por direitos autorais sobre vídeo de Zelda

Por Rodrigo Estevam Barbosa

05/01/2023 - 04:152 min de leitura

Youtuber vence Nintendo em briga por direitos autorais sobre vídeo de Zelda

Fonte :

Imagem de Youtuber vence Nintendo em briga por direitos autorais sobre vídeo de Zelda no tecmundo

Meses atrás, em outubro do ano passado, o canal DidYouKnowGaming publicou um vídeo bastante interessante sobre a descoberta de um jogo da série Zelda que seria lançado para o Nintendo DS, mas acabou sendo cancelado.

Acontece que, como você já deve saber, a Big N não é muito receptiva quando o assunto é o uso de suas propriedades intelectuais então, como era esperado, a empresa derrubou o mini documentário com uma reivindicação de direitos autorais no mês passado. 

Mais recentemente, porém, o criador do canal anunciou sua vitória contra a fabricante japonesa, revelando que o YouTube reverteu a decisão e restaurou o vídeo, que já está novamente no ar.



"Vencemos," disse Shane Gill no Twitter no finalzinho do ano, logo que seu material voltou ao ar. "O vídeo sobre Heroes of Hyrule está de volta," comemorou o criador do canal DidYouKnowGaming. Segundo ele, a plataforma confirmou que foi mesmo a Nintendo quem solicitou a remoção do documentário.

O vídeo em questão traz informações sobre The Heroes of Hyrule, um jogo da série de sucesso que foi sugerido à Big N pelo pessoal da Retro Studios. Com uma nova pegada, fugindo um pouco da ação e aventura e pendendo mais para o gênero de RPG tático, o spin-off seria lançado para o Nintendo DS e não teria Link como protagonista, mas sim um time composto por personagens de diversas raças diferentes de Hyrule, como Goron e Zora.

Ainda que o documentário tenha retornado ao ar, isto não significa que a Nintendo não pode mais solicitar sua remoção. Acontece que, quando um vídeo é derrubado, a empresa que solicitou sua retirada precisa comprovar ter os direitos autorais ao material em um prazo de até 10 dias. Como o prazo passou, o vídeo foi posto novamente no ar e o dono do canal não foi processado.

A possibilidade de um processo e a remoção definitiva do vídeo da plataforma ainda existe, mas agora seria necessário à Nintendo entrar com uma ação judicial e levar o responsável pelo canal aos tribunais.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.