Sony reforça disponibilidade do PS5 no Brasil e jogos localizados

Por Bruno Magalhães Barbosa

09/02/2023 - 08:453 min de leitura

Sony reforça disponibilidade do PS5 no Brasil e jogos localizados

Fonte :

Imagem de Sony reforça disponibilidade do PS5 no Brasil e jogos localizados no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde o lançamento do PlayStation 5 em 2020, a Sony tem enfrentado problemas logísticos em razão da pandemia e que dificultaram que os consumidores tivessem acesso ao console em alguns dos principais varejistas no Brasil. No entanto, agora a situação já é bastante diferente e a marca garante que o PlayStation 5 está mais disponível do que nunca para a temporada de lançamentos de 2023.

O Voxel teve a oportunidade de conversar com Rafael Stival, Chefe de Marketing da PlayStation para a América Latina, para entender um pouco melhor sobre esta nova fase da marca no país, além do seu compromisso com a disponibilidade do console, localização de mais jogos em português do Brasil e próximos lançamentos, como o PlayStation VR2, DualSense Edge e Marvel's Spider-man 2.

Brasil no radar

Para começar, a marca ressaltou o quanto que o Brasil é importante na esfera global, justificando que o lançamento simultâneo dos seus principais produtos, localização de jogos first-party e outras atividades, como a recente ativação no Parque Villa Lobos, em São Paulo, sinalizam isso.

Segundo a PlayStation, a marca "nunca esteve tão forte quanto agora" e está super contente pelo que já foi entregue, desde o lançamento do PlayStation 5 há dois anos, e principalmente pelas oportunidades que vêm agora a partir de 2023. 

Por exemplo, Marvel's Spider-Man 2 é um dos grandes lançamentos que, embora ainda não tenha uma data de lançamento definida, segue previsto para 2023. O controle DualSense Edge, que traz uma experiência completamente personalizável, também promete agitar o calendário, assim como o PlayStation VR2 já em fevereiro — e que tivemos a oportunidade de experimentar.

A empresa ressaltou a sua biblioteca de jogos exclusivos que está crescendo cada vez mais nos computadores, incluindo lançamentos como The Last of Us Part I e Returnal em breve. “É um bom 'mix' entre o que já lançamos e o que está por vir que vai fazer com que estejamos mais próximos da nossa comunidade e consumidores”, disse Rafael.

Além de reforçar a distribuição do PS5 nos principais varejistas no Brasil, a PlayStation assegurou que o PS VR2 também seguirá essa tendência e não deve enfrentar problemas de estoque no país

“Vamos lançar o PS VR2 na mesma janela dos outros países, então isso já é um fator super importante. A nossa expectativa é essa, primeiro foi intensificar e reforçar que o PlayStation 5 está disponível em todos os principais varejistas e nosso objetivo com o PS VR2 também é esse, manter o planejado e trazer essa experiência imersiva e inovadora para todos os consumidores”, acrescentou.

Sem previsão de corte de preço

Durante nossa conversa, reforçamos como os videogames têm se tornado um hobby cada vez mais caro para o brasileiro médio. Não foi apenas a falta de estoque que dificultou o acesso ao console de nova geração no auge da pandemia, mas também o seu preço. 

Com isso em mente, perguntamos se a empresa tinha alguma previsão de corte de preço a médio ou longo prazo para que mais pessoas pudessem garantir um console. A Sony preferiu não dar informações sobre potenciais cortes de preço do PlayStation 5, mas afirmou que a está atendendo à demanda pelo console.

Na contramão da notícia de que o PlayStation 5 chegou à marca de 32 milhões de consoles vendidos globalmente, a empresa também preferiu não abrir os números em território brasileiro. Ainda assim, ela reforçou que o país é muito relevante na esfera global.

Compromisso com jogos localizados

Recentemente, uma apuração do Voxel apontou que a Microsoft pode deixar de localizar seus jogos com dublagem e legendas no Brasil — que tem sido uma demanda cada vez maior da comunidade de jogadores, independente da plataforma. 

Por sua vez, a Sony entende a importância disso e reafirmou seu compromisso com o lançamento de jogos totalmente localizados, além de acreditar que deve ser um exemplo para que seus parceiros de publicação sigam a mesma direção.

“Não podemos falar em nome das outras empresas, mas a PlayStation precisa ser o exemplo para todos os parceiros. O fato de trazermos todos os nossos jogos localizados reforça ainda mais esse compromisso e isso é super relevante. Podemos dizer que nosso relacionamento com os outros estúdios é super positivo e importante para nós", disse o Head de Marketing Latam ao Voxel. 

"O ecossistema da PlayStation não é só especificamente com exclusivos, a gente também olha muito atentamente aos nossos publishers [para o lançamento de mais jogos localizados]”, complementou.

Alguma pista do que está por vir?

Recentemente, a PlayStation lançou uma campanha global para reforçar o quanto que o seu console de nova geração está disponível no varejo. A peça publicitária, chamada Ao Vivo do PS5, trouxe um programa de reportagem fictício com matérias no mundo de diferentes franquias da marca, incluindo Marvel's Spider-Man, God of War: Ragnarok, entre outras.

No entanto, conforme noticiamos aqui no Voxel, o comercial levantou suspeitas de que a PlayStation talvez tivesse colocado pistas de um jogo que ainda não foi anunciado oficialmente — e que foi especulado como um possível novo Uncharted nas redes sociais.

O Voxel aproveitou a oportunidade para perguntar se realmente havia dicas de algo que ainda não foi anunciado no comercial, mas a Sony preferiu não comentar. 

"Eu não posso falar sobre pistas, mas a campanha foi super importante para celebrarmos com a comunidade em duas frentes: o que foi feito até agora, por isso colocamos nossas IPs para demonstrar o que o PlayStation oferece, e esse novo momento que é você conseguir encontrar PS5 nos principais varejistas e que as atividades vão se intensificar", explicou Rafael.

Widget de produto do Hub de Ofertas


Por Bruno Magalhães Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista freelancer. Graduado em Letras, trabalha com games já há mais de 14 anos — com textos publicados em grandes portais. É entusiasta da língua japonesa e de jogos de luta/retrô.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.