Microsoft ainda vai comprar Activision Blizzard? Veja opinião de analistas

Por Rodrigo Estevam Barbosa

27/04/2023 - 11:003 min de leitura

Microsoft ainda vai comprar Activision Blizzard? Veja opinião de analistas

Fonte :  Getty Images 

Imagem de Microsoft ainda vai comprar Activision Blizzard? Veja opinião de analistas no tecmundo

Ontem (26), o Competition and Markets Authority (CMA) bloqueou a aquisição da Activision Blizzard King (ABK) pela Microsoft. Avaliada em US$ 69 bilhões, a transação multibilionária foi considerada perigosa para a indústria de games pelo órgão antitruste do Reino Unido. Em seu relatório, o CMA apontou a possibilidade de que a adição dos títulos da ABK ao Game Pass poderia ocasionar aumento no preço do serviço.

Outra preocupação do órgão é em relação ao possível impacto no desenvolvimento do mercado de jogos em nuvem, hoje liderado pela empresa do Xbox. Estes seriam dois pontos importantíssimos que levaram à decisão do bloqueio da aquisição. Porém, segundo analistas, a situação ainda tem chances de ser revertida. 

Microsoft pode reverter decisão do CMA, dizem analistas

Em nota enviada ao Video Games Chronicle, o analista de mercado Michael Pachter afirmou que "o CMA está do lado errado da lei nesta decisão." Além disso, ele ainda disse acreditar que a Microsoft pode sair vitoriosa em sua apelação. Para o analista, mesmo em caso de nova perda, a casa do Xbox poderia oferecer novas concessões para finalizar a compra da Activision Blizzard. Para ele, um bom exemplo seria a promessa de manter o preço atual da assinatura do Game Pass mesmo após a transação.

Activision Blizzard ainda pode ser adquirida pela Microsoft, sugerem analistasActivision Blizzard ainda pode ser adquirida pela Microsoft, sugerem analistas

O analista Piers Harding-Rolls também disse ao VGC que ainda há chances de o acordo ser finalizado até o final deste ano. Harding-Rolls, que é diretor de pesquisa de video games na Ampere Analysis, afirmou que o pedido da Microsoft enviado ao tribunal pode ser aceito. Neste caso, o CMA faria uma nova análise até o final de 2023, podendo então finalmente aceitar os novos termos da empresa.

Jogos da Activision Blizzard fora do Game Pass?

Mesmo se apelação não for aceita, Pachter acredita que a Microsoft ainda tem chances de receber aprovação do CMA. Porém, para isso acontecer, poderia ser necessário manter os jogos da Activision Blizzard fora do Xbox Game Pass — pelo menos no catálogo disponível no Reino Unido.

Manter jogos da Activision Blizzard fora do catálogo do Game Pass pode ajudar CMA a aceitar a aquisiçãoManter jogos da Activision Blizzard fora do catálogo do Game Pass pode ajudar CMA a aceitar a aquisição

Para o analista, uma solução simples seria separar o Game Pass do Reino Unido, mantendo um catálogo diferente do disponibilizado no resto do mundo. Segundo Pachter, a solução facilitaria o monitoramento das atividades pelo CMA ou quaisquer outras entidades terceirizadas para fazer a fiscalização. Outra opção seria gerenciar o Game Pass na região como um negócio à parte, separado da operação em nível global.

Novela está longe de acabar

Quem também acredita que a decisão do CMA não é final é Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard King. Em um comunicado publicado no site da empresa, o infame chefão da ABK disse que a decisão do órgão antitruste "está longe de ser a palavra final nesta negociação."

Bobby Kotick, CEO da ABK, ainda acredita que transação pode ser concretizadaBobby Kotick, CEO da ABK, ainda acredita que transação pode ser concretizada

"Estamos confiantes em nosso caso porque os fatos estão do nosso lado: esta negociação é boa para a competição," afirmou o CEO. Segundo Kotick, a aprovação da transação seria "benéfica para funcionários, a força de trabalho no Reino Unido e jogadores em todo o mundo." 

Kotick disse ainda que a combinação da Microsoft com a ABK ajudaria no fortalecimento do setor de tecnologia no Reino Unido. Para o CEO, por outro lado, aceitar a decisão do CMA "sufocaria o investimento, a competição e a criação de empregos na indústria de games" da região.

Bloqueada no Reino Unido, a aquisição já foi aprovada em países como Arábia Saudita, Brasil, Chile, Sérvia, Japão e África do Sul. A decisão da União Europeia sobre o caso deve ser divulgada no final de maio. Já nos EUA, o processo do órgão FTC contra a transação deve chegar a um resultado em agosto deste ano.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.