Activision se prepara para aquisição pela Xbox mesmo com recurso da FTC

Por Rodrigo Estevam Barbosa

13/07/2023 - 05:402 min de leitura

Activision se prepara para aquisição pela Xbox mesmo com recurso da FTC

Fonte :  Xbox/Divulgação 

Imagem de Activision se prepara para aquisição pela Xbox mesmo com recurso da FTC no tecmundo

Como noticiamos aqui no começo desta semana, após vários dias de audiências, nesta terça-feira (11) a juíza norte-americana Jacqueline Scott Corley emitiu veredito favorável à Microsoft no caso da compra da Activision Blizzard King (ABK) nos Estados Unidos. A decisão foi tomada após análise de uma liminar do Federal Trade Commission (FTC), órgão que regula o monopólio e concorrência no país.

Ontem (12), um dia após a derrota nos tribunais, o FTC entrou com um recurso para tentar reverter a decisão da juíza, com a Microsoft se dizendo "desapontada" com a ação do órgão regulador. A intenção do apelo é tentar impedir a aquisição multibilionária, com valor de aproximadamente US$ 69 bilhões. 

"Estamos desapontados que o FTC continue a seguir com o que se mostrou um caso fraco [contra a aquisição] e vamos nos opor a  novos esforços para adiar nossa habilidade de seguir adiante [com a compra da ABK]", disse Brad Smith, presidente da Microsoft, ao site The Verge. Para o chefe da fabricante do Xbox, a decisão da corte deixou claro que a aquisição será boa para a competição de mercado e para os consumidores.

FTC entrou com recurso para tentar reverter decisão que aprovou a venda da Activision Blizzard para o XboxFTC entrou com recurso para tentar reverter decisão que aprovou a venda da Activision Blizzard para o Xbox

Activision Blizzard se prepara para aquisição

Mesmo com a notícia do recurso, a Activision Blizzard já está se preparando para a conclusão da compra pela Microsoft. Nesta quinta-feira (13), a gigante dos games revelou que está retirando suas ações da bolsa de valores Nasdaq.

Até sexta-feira (17), os papéis da companhia devem ser retirados completamente do mercado de ações. Assim, a dona de Call of Duty já prepara o terreno para a fusão com a Microsoft, que tem prazo para ser concluída até o dia 18 de julho.

Recurso pode não impedir a compra

Com o recurso emitido nesta quarta-feira, o FTC tem mais uma chance de tentar convencer o tribunal de que a decisão da juíza Corley foi incorreta. Porém, com uma ordem de restrição com vencimento nesta sexta-feira (14), a Microsoft ainda poderia facilmente barrar o apelo do regulador e seguir adiante com as negociações já neste final de semana.

Caso o FTC falhe com seu recurso, isto será uma grande vitória para o Xbox e a Activision Blizzard, que estariam praticamente livres para fechar o acordo de venda. O único grande empecilho continuaria sendo o Competition and Markets Authority (CMA), autoridade similar ao FTC com atuação no Reino Unido. Porém, com o caso sendo aprovado nos EUA, o CMA já demonstrou estar disposto a renegociar os termos da aquisição, evitando mais brigas nos tribunais.

O único porém de aceitar uma renegociação no Reino Unido é que isto significaria adiar ainda mais o fechamento da aquisição, já que o CMA avisou que seria necessária uma nova investigação sobre o impacto da fusão entre as empresas.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.