Xbox Series S: entenda a polêmica envolvendo o console e Baldur's Gate 3

Por Rodrigo Estevam Barbosa

04/08/2023 - 12:154 min de leitura

Xbox Series S: entenda a polêmica envolvendo o console e Baldur's Gate 3

Fonte :  GettyImages 

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Bastante aguardado pelos fãs de RPG, Baldur's Gate 3 chegou às lojas ontem (3) para PC e chega em setembro para PS5, ficando de fora do Xbox. O motivo? Segundo os desenvolvedores, o atraso no lançamento dos consoles da Microsoft se daria por conta das limitações do popular Xbox Series S.

Calma, se você tem um Xbox Series X ou S, pode ficar tranquilo: o jogo deve chegar aos consoles da Microsoft no futuro. Mas antes disso é necessário esperar: os desenvolvedores do RPG estão trabalhando para entregar a mesma experiência de gameplay nos dois consoles — algo que parece vir sendo uma dor de cabeça e tanto.

Baldur's Game fica de fora do Xbox no lançamento

Não é novidade que vários desenvolvedores não são fãs do console mais acessível da Microsoft. Para torná-lo mais barato e, consequentemente, alcançar um público maior, a empresa abriu mão de poder gráfico, com o Series S sendo bem menos poderoso do que o Series X e o PS5, por exemplo.

E foi justamente este corte o causador de diversas discussões nos bastidores e às vezes até mesmo em público, nas redes sociais. Muitos desenvolvedores criticam o Series S, apontando o console de entrada como o vilão da geração. Chamado até mesmo de "batata" em algumas ocasiões, a versão mais básica da linha Xbox Series estaria impedindo que jogos desta geração alcancem seus verdadeiros potenciais.

O motivo disso seria uma exigência de paridade de recursos por parte da Microsoft, que requer que todos os lançamentos funcionem igualmente no Series X e no Series S.

Series S seria causa do atraso de Baldur's Gate 3 no Xbox

Uma das grandes novidades de Baldur's Gate 3 é a possibilidade de entrar e sair do modo cooperativo sem a interrupção da gameplay, permitindo que o jogo simplesmente mude para o modo de tela dividida imediatamente. Enquanto a nova funcionalidade ficou redondinha no PS5 e no Series X, o mesmo não aconteceu no Xbox Series S. 

Com a exigência da Microsoft de paridade de funções, seria impossível lançar o RPG nos consoles Xbox ao mesmo tempo que nas demais plataformas. Afinal, como o Xbox Series S não é tão potente quanto seu irmão maior, a equipe da Larian Studios precisará de mais tempo para otimizar o game para o console.

Para ter mais tempo de trabalhar em correções e adaptações que permitam ao recurso funcionar também no XSS, a Larian, produtora de BG3, afirmou ter optado por adiar o lançamento de Baldur's Gate 3 no Xbox para 2024. Assim, seu time de desenvolvimento teria mais tempo para bolar as gambiarras necessárias para fazer a tela dividida funcionar também no Series S.

O estúdio não quer lançar o jogo com um recurso importante faltando no Xbox Series S.

Em entrevista ao Eurogamer, Swen Vincke falou um pouco sobre a situação. O chefão da Larian explicou como jogos multiplayer funcionam, com o software exigindo cada vez mais processamento do hardware conforme mais jogadores participam da mesma sessão. E a coisa piora quando cada um deles executa uma ação diferente, incluindo o uso de magias que causam vários efeitos diferentes, como em BG3.

Vincke disse ao site que o Xbox Series S não deu conta do recado como os demais consoles e que a decisão de adiar o lançamento no Xbox não foi baseada apenas na exigência da Microsoft. Segundo ele, o estúdio não queria lançar Baldur's Gate 3 no Xbox Series S com um recurso importante faltando. Assim, a Larian optou por trabalhar um pouco na versão de BG3 para o Xbox, mirando no lançamento do título para as plataformas da MS no ano que vem.

Funcionário da Remedy entra na discussão

Com o anúncio de que Baldur's Gate 3 teria de ser adiado no Xbox por causa do Series S, um funcionário da Remedy Entertainment, empresa por trás de títulos como Control e Quantum Break, comentou a situação no Twitter.

Na rede social, Thomas Puha, o diretor de comunicações da Remedy tentou entrar em mais detalhes sobre o processo de criação dos jogos. Segundo ele, não se trata de simplesmente desenvolver tudo e depois otimizar para cada plataforma. Ele explica que é preciso levar todas as limitações técnicas da plataforma mais fraca desde o princípio, algo que nenhum desenvolvedor que fazer quando há outras máquinas muito mais potentes oferecendo todo tipo de possibilidade.

Mas não há muito o que os estúdios possam fazer se quiserem lançar seus jogos também no Xbox: é preciso que seus títulos rodem exatamente com as mesmas funcionalidades no Series X e no Series S. Obviamente, uma outra coisa acaba saindo diferente entre os dois consoles, mas somente no que diz respeito à qualidade visual. Já em relação a recursos, a paridade é um requisito obrigatório, principalmente quando o Series S é de suma importância para a estratégia atual da Microsoft.

Embora menos potente, o Xbox Series S é mais barato e vem conquistando cada vez mais jogadoresEmbora menos potente, o Xbox Series S é mais barato e vem conquistando cada vez mais jogadores

Em um documento vazado recentemente, a Microsoft apontou que quase metade dos jogadores do Series S são novos no ecossistema da empresa, então obviamente o console de entrada é importantíssimo para os planos da gigante da tecnologia. Uma vez conquistado este novo público, não faz sentido tomar decisões que possam levar à perda destes novos jogadores do Xbox.

A boa notícia para os desenvolvedores é que a Microsoft parece vir buscando soluções para ajudar os estúdios a alcançar melhores resultados no console. No ano passado, a empresa revelou ter feito alterações nos kits de desenvolvimento para dar aos devs maior controle sobre a memória RAM do Xbox Series S, potencialmente permitindo a correção de possíveis gargalos.

Baldur's Gate 3 já está disponível para PC via Steam, GOG e GeForce Now, com lançamento marcado para PS5 no dia 6 de setembro deste ano. No Xbox, o jogo deve chegar somente em 2024.

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Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


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Fontes

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