Switch: Nintendo atualiza eShop para impedir compras na Argentina

Por Rodrigo Estevam Barbosa

18/08/2023 - 14:152 min de leitura

Switch: Nintendo atualiza eShop para impedir compras na Argentina

Fonte :  Getty Images/Reprodução 

Imagem de Switch: Nintendo atualiza eShop para impedir compras na Argentina no tecmundo

Depois de permitir o acesso ao catálogo da eShop da Argentina, a Nintendo voltou a bloquear compras de usuários de fora do país no Nintendo Switch. O bloqueio aconteceu hoje (18) pela tarde e repercutiu nas redes sociais.

Embora o Switch não tenha trava de região e a Big N permita aos usuários alterarem o país de suas contas livremente, algumas lojas regionais costumavam ser restritas. Dois grandes exemplos são as lojas digitais do Japão e da Argentina, esta última tendo sido muito acessada nos últimos tempos por conta de seus preços baixíssimos.

Jogadores de todo o mundo estavam aproveitando os preços baixos da eShop da ArgentinaJogadores de todo o mundo estavam aproveitando os preços baixos da eShop da Argentina

Com isso, usuários de todo o mundo estavam alterando a região de suas contas para a Argentina, visando aproveitar os jogos mais baratos. Esta semana chegamos a noticiar que Stardew Valley estava custando apenas R$ 2,95 na loja dos nossos hermanos.

Nintendo bloqueia compras na eShop da Argentina

Nesta manhã, a Nintendo voltou a travar compras com cartões de crédito emitidos fora da Argentina. Agora, somente cartões emitidos na região podem finalizar compras e efetuar pagamentos na eShop local. Se você tentar usar seu cartão emitido aqui no Brasil a compra será recusada.

O bloqueio de cartões de fora da região logo se tornou assunto nas redes sociais, onde jogadores se mostraram surpresos e lamentaram o bloqueio. Até a manhã de hoje era possível comprar vários jogos muito bons por menos de R$ 10 na loja argentina, possibilitando aos jogadores adquirir diversos games a preços muito mais acessíveis.



Ainda é um mistério o motivo da liberação temporária de compras na eShop argentina. Como a moeda do país é bastante desvalorizada, a Nintendo negocia jogos na loja da Argentina a preços diferenciados. Estes valores em teoria deveriam ser exclusivos daquele público, algo que não foi realidade nos últimos tempos.

Nintendo não bloqueou todas as eShops regionais

Vale observar que o bloqueio não é válido para todas as regiões da loja digital, segundo teste realizado pela equipe do Voxel. Ainda é possível utilizar um cartão emitido no Brasil para comprar na eShop da Colômbia e o mesmo deve ser válido para as lojas de diversos outros países como Estados Unidos e Austrália, por exemplo.

Procurada pelo Voxel, a assessoria de imprensa da Nintendo ainda não se pronunciou sobre o caso.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.