Rockstar Games, de GTA 6, processa criadores de Alan Wake 2 devido a uma letra; entenda

Por Felipe Gugelmin Valente

16/01/2024 - 11:002 min de leitura

Rockstar Games, de GTA 6, processa criadores de Alan Wake 2 devido a uma letra; entenda

Fonte :  Divulgação/Rockstar Games 

Imagem de Take-Two Interactive abre ação contra Remedy, de Alan Wake 2; entenda! no tecmundo

A Take-Two Interactive iniciou uma disputa judicial contra a Remedy Entertainment, criadora de Alan Wake 2, a acusando de violar seus direitos autorais. Segundo a publicadora, o novo logotipo da desenvolvedora é muito semelhante ao “R” que tradicionalmente é usado para identificar as produções da Rockstar Games, desenvolvedora de GTA.

Conforme indica o site Respawn First, a disputa foi iniciada logo após a Remedy Entertainment anunciar sua nova identidade visual na primeira metade de 2023. Enquanto as duas desenvolvedoras usam a letra R em suas identificações, a criadora de Alan Wake também usa seu nome oficial, dificultando qualquer tipo de confusão.

O novo logotipo da Remedy Entertainment é o responsável pela disputaO novo logotipo da Remedy Entertainment é o responsável pela disputa

Apesar de a nova identidade visual do estúdio ter sido revelada em abril do ano passado, até o momento ela está “passando por uma análise” no escritório de patentes dos Estados Unidos. Segundo a empresa, sua intenção era “refinar” sua identidade, representando um momento no qual ela está crescendo e diversificando suas equipes.

Remedy e Take-Two devem chegar a um acordo amigável

Disputas judiciais envolvendo marcas e logotipos são algo comum no mundo dos games, e, em muitos casos, são resultados de medidas automáticas para tentar proteger marcas conhecidas. A própria Take-Two Interactive chegou a processar a Hazelight Studios em 2021, afirmando que o jogo It Takes Two violava direitos protegidos.

A Take-Two Interactive está tentando proteger a marca da Rockstar GamesA Take-Two Interactive está tentando proteger a marca da Rockstar Games

Em sua nova ação, a publicadora afirma que o logotipo da Remedy, com um “R” estilizado, pode causar confusão no público. O processo atualmente se encontra em um período de pausa, durante o qual ambas as partes parecerem estar trabalhando juntas para chegar a um acordo amigável.

Apesar da disputa, a criadora de Alan Wake e a Rockstar Games possuem um ótimo relacionamento, e estão inclusive investindo juntas em novos projetos. As empresas estão colaborando com o desenvolvimento de um remake de Max Payne, que promete reunir em um só pacote os acontecimentos dos dois primeiros games da franquia.

Fique de olho no Voxel e não perca os desdobramentos deste caso!


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.