Dona da Rockstar adquire a Gearbox, casa de Borderlands, por US$ 460 milhões

Por Valdecir Emboava

28/03/2024 - 09:002 min de leitura

Dona da Rockstar adquire a Gearbox, casa de Borderlands, por US$ 460 milhões

Fonte :  Gearbox 

Imagem de Dona da Rockstar adquire a Gearbox, casa de Borderlands, por US$ 460 milhões no tecmundo

Muitos cortes têm sido feitos nas empresas de videogames nos últimos meses. O Embracer Group, por exemplo, segue no seu plano de "reestruturação", estabelecido em junho do ano passado — e até agora já enxugou cerca de 8% das suas operações globais. Isso, claro, também implica na venda de alguns de seus principais estúdios.

A Gearbox, uma das desenvolvedoras da casa, acaba de ser vendida para a Take-Two Interactive, empresa que é dona da Rockstar Games (GTA VI), por US$ 460 milhões. Agora, o estúdio, que já tinha um relacionamento duradouro com a publisher por conta da franquia Borderlands, será propriedade integral da empresa.

"Como um importante acionista de longo prazo do Embracer Group, acredito na estratégia da companhia daqui para frente e estou completamente convencido de que esta transação é o melhor cenário possível e um acordo positivo para o Embracer Group, para a Take-Two e, claro, para a Gearbox Entertainment", afirmou Randy Pitchford, fundador e CEO da Gearbox.

Take-Two adquiriu a Gearbox, casa da franquia Borderlands, por US$ 460 milhões.Take-Two adquiriu a Gearbox, casa da franquia Borderlands, por US$ 460 milhões.

"Meu principal interesse é sempre a Gearbox, especialmente nossos talentos e nossos clientes. Quero garantir pessoalmente aos fãs dos nossos jogos que este acordo irá garantir que as experiências que temos em desenvolvimento atualmente serão as melhores possíveis", concluiu o executivo no comunicado da compra.

Além de Borderlands, Take-Two também levará outras franquias para o seu catálogo

A aquisição da Gearbox por parte da Take-Two renderá não apenas a franquia Borderlands e Tiny Tina’s Wonderlands no catálogo da publisher, mas também outras propriedades da casa.

Algumas delas incluem Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e o clássico Duke Nukem. Além disso, o acordo também levará todos os estúdios da Gearbox para a aba da Take-Two — como a Gearbox Software, Gearbox Montreal e Gearbox Studio Quebec.

Os rumores sobre a venda da Gearbox começaram em setembro do ano passado, ocasião em que a Reuters havia sugerido que a empresa estaria conversando sobre as condições de venda com os bancos Goldman Sachs e Aream & Co. 

Franquia Tiny Tina's também foi para o catálogo da Take-Two.Franquia Tiny Tina's também foi para o catálogo da Take-Two.

Vale lembrar que o estúdio foi comprado pelo Embracer Group em 2021 por US$ 1,4 bilhão, e desde então a equipe já trabalhou em títulos como Tiny Tina's Wonderlands e Remnant 2. Até o final de 2022, ela contava com aproximadamente 1.300 funcionários. Com os cortes do Embracer Group, potencialmente alguns deles acabaram sendo desligados da empresa.

"Depois de avaliar diversas opções para a Gearbox, estou feliz por termos alcançado uma solução que atende aos melhores interesses de todas as partes interessadas", conclui Lars Wingefors, cofundador e CEO do Embracer Group.

A Gearbox foi uma boa aquisição para a Take-Two? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!


Por Valdecir Emboava

Especialista em Redator

Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.