30 anos de Final Fantasy VI: relembre a aventura que revolucionou os JRPGs

Por Valdecir Emboava

02/04/2024 - 11:454 min de leitura

30 anos de Final Fantasy VI: relembre a aventura que revolucionou os JRPGs

Fonte :  Square Enix 

Imagem de 30 anos de Final Fantasy VI: relembre a aventura que revolucionou os JRPGs no tecmundo

A década de 1990 marcou uma verdadeira revolução no mercado de videogames. Além do surgimento de novos e poderosos consoles que apostavam forte em gráficos 2D e 3D, também tivemos uma grande quantidade de jogos icônicos que deixaram suas marcas na história.

A franquia Final Fantasy é uma das grandes propriedades da época que rendem experiências memoráveis até hoje. Apesar da aclamação, nem todos os jogos deixaram sua marca — porém, os que conseguiram tal feito são relembrados e reverenciados até hoje pela comunidade.

Uma dessas gemas preciosas da franquia é Final Fantasy VI, um clássico que revolucionou o gênero JRPG e representa um salto gigantesco no que diz respeito à qualidade narrativa — indo muito além de tudo o que existia no mercado da época.

A boa notícia aqui, no entanto, é que Final Fantasy VI está assoprando as velinhas nesta terça-feira (02). O clássico, lançado no Japão em 2 de abril de 1994 para o icônico Super Nintendo, está completando 30 anos de mercado.

Confira a seguir o novo especial do Voxel com as principais informações de um dos maiores jogos da Square Enix!

Final Fantasy VI ou Final Fantasy III?

Sendo o terceiro jogo da franquia a chegar à América do Norte depois do FF original e FF IV, os cartuchos norte-americanos de Final Fantasy VI foram lançados no ocidente com o nome de Final Fantasy III

Isso, naturalmente, deixou alguns jogadores confusos — mas tenha em mente que essa estratégia foi para manter a continuidade dos nomes, já que os outros games não chegaram na América do Norte na época.

Cartucho norte-americano de Final Fantasy III (ou VI).Cartucho norte-americano de Final Fantasy III (ou VI).

Além disso, essa versão ocidental do jogo também teve uma série de mudanças no conteúdo, já que a "Nintendo of America" era bem mais rígida com videogames. Alguns dos cortes incluíam restrições contra nudez e profanação.

Conheça Final Fantasy VI

No melhor estilo Star Wars, onde os Rebeldes lutam incansavelmente contra o Império de Palpatine, a trama de Final Fantasy VI é ambientada em um universo steampunk onde a magia coexiste com a tecnologia.

Como em toda história epopeica que se preze, a paz não se mantém por muito tempo e os vilões da trama, o Império Gesthaliano, dominam o mundo usando armas poderosas baseadas em magia. Isso foi o estopim para o surgimento dos Revanchistas (ou Returners), uma facção rebelde que luta contra a opressão de Gestahl.

Em suma, a narrativa complexa de Final Fantasy VI aborda temas como amor, amizade, redenção e identidade.

Final Fantasy VI tem uma das histórias mais épicas da franquia.Final Fantasy VI tem uma das histórias mais épicas da franquia.

Um dos principais antagonistas do jogo, Kefka Palazzo, é o braço direito do Imperador Gesthaliano. Ele não é tão popular quanto Sephirot, de Final Fantasy VII, mas sua personalidade destrutiva deve ter marcado a memória de muitos fãs nostálgicos por aí.

Para lidar com a opressão do Império Gestahl, os Revanchistas acabam depositando toda a fé em Terra (ou Tina) Brandford, uma das principais personagens do elenco e a esperança para o fim da guerra — para ambos os lados.

O gameplay de Final Fantasy VI é o mesmo dos dois jogos anteriores, que usam o ATB — um sistema de Batalha de Tempo Ativo. Nele, os jogadores devem esperar turnos individuais de cada um dos personagens para dar os comandos, como ataque, uso de itens, magia, defesa e outras ações.

Também vale destacar que algumas opiniões no Metacritic, tanto da mídia especializada quanto dos fãs, exaltam as mecânicas de gameplay e, principalmente, a trama do clássico. Claro, a cereja do bolo fica com a icônica trilha sonora de Nobuo Uematsu — brilhante compositor responsável pelas músicas da franquia.

Elenco simplesmente gigantesco

No que diz respeito ao elenco, a variedade de personagens de Final Fantasy VI é algo realmente fora da caixa. Aqui, os jogadores podem controlar até 14 heróis diferentes, cada um com suas próprias histórias e habilidades. 

Final Fantasy VI possui um elenco com 14 personagens jogáveis.Final Fantasy VI possui um elenco com 14 personagens jogáveis.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles:

  1. Terra (ou Tina) Branford é uma garota mestiça de Ésper, um dos reinos do jogo, que passou a maior parte de sua juventude sendo usada como uma arma pelo Império Gesthaliano.
  2. Locke Cole é um "caçador de tesouros" que apoia os rebeldes.
  3. Edgar Roni Figaro é o rei de Figaro e amigo de Locke. Ele é um agente duplo que finge lealdade ao Império, mas apoia os Revanchistas secretamente.
  4. Sabin Rene Figaro é irmão de Edgar, mas abandonou a realeza para aperfeiçoar suas habilidades de artes marciais.
  5. Cyan Garamonde é um cavaleiro leal ao reino de Doma.
  6. Gau é uma criança que sobreviveu desde a infância em um território selvagem chamado Veldt.
  7. Celes Chere é uma antiga general do Império e Amazona Magitek que se junta aos Revanchistas após ser presa por questionar as políticas Gesthalianas.
  8. Setzer Gabbiani é um apostador e mulherengo que se junta aos Revanchistas depois de ser enganado por Celes. Ele também oferece o seu airship para transportar os heróis pelo mundo.
  9. Shadow é um ninja mercenário que oferece seus serviços tanto ao Império quanto aos Revanchistas.
  10. Relm Arrowny é uma garotinha que vive na cidade de Thamasa e possui uma ligação misteriosa com Shadow.
  11. Strago Magus é um Blue Mage idoso, avô adotivo de Relm e um dos poucos Magis restantes.
  12. Mog é um moogle falante das Minas de Narshe.
  13. Umaro é um yeti feroz, embora leal, que vive nas Minas de Narshe e responde apenas aos comandos de Mog.
  14. Gogo é um misterioso mestre da arte da mímica que aceita ajudar o grupo apenas quando eles conseguem chegar ao estômago de um monstro gigante.

Como jogar Final Fantasy VI atualmente?

Ainda não teve a oportunidade de jogar Final Fantasy VI, ou simplesmente quer relembrar as aventuras do clássico? 

Saiba que há fortes rumores sobre um potencial remake do jogo rolando nas redes — mas nada oficial até o momento. Bom, quem sabe não somos agraciados com uma reimaginação à lá FF VII no futuro, não é mesmo? 

Mas calma, pois ainda há um jeito de jogar Final Fantasy VI nos consoles atuais!

A coletânea Final Fantasy Pixel Remaster conta com os seis primeiros jogos da saga.A coletânea Final Fantasy Pixel Remaster conta com os seis primeiros jogos da saga.

A Square Enix lançou, em julho de 2021, a coletânea Final Fantasy Pixel Remaster — que inclui todos os seis primeiros jogos da franquia para PlayStation 4, Nintendo Switch, PC (Steam) e Smartphones (Android e iOS). Claro, Final Fantasy VI também faz parte do pacote!

Confira mais detalhes da versão Pixel Remaster nos links abaixo:

Teve a oportunidade de jogar esse clássico da Square Enix? Comente nas redes sociais do Voxel!


Por Valdecir Emboava

Especialista em Redator

Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.