Por que a Bethesda não deixa a Obsidian fazer um novo Fallout: New Vegas?

Por Felipe Gugelmin Valente

06/05/2024 - 06:005 min de leitura

Por que a Bethesda não deixa a Obsidian fazer um novo Fallout: New Vegas?

Fonte :  Divulgação/Bethesda Softworks 

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Lançada no dia 10 de abril deste ano, a série de Falout produzida pela Amazon Prime Video estimulou muitas pessoas a conhecerem ou redescobrirem os jogos da saga. Embora não tenha sido criada pela Bethesda, a franquia pós-apocalíptica tem sido uma parte importante de seu portfólio desde que foi adquirida em 2007.

No entanto, um dos jogos que voltou a ser o centro de conversas recentes não foi produzido pela desenvolvedora, mas sim por outro nome grande no mundo dos RPGs: a Obsidian Entertainment. Formada por diversos veteranos da indústria, a empresa foi a responsável por trazer Fallout: New Vegas às lojas em 2010.

Construído sobre a engine de Falout 3, o game trouxe um maior foco na narrativa e personagens que até hoje estão na memória dos fãs. Apesar de alguns problemas técnicos, a aventura agradou e gerou diversos pedidos de sequências. 

No entanto, uma continuação de Fallout New Vegas nunca chegou, gerando rumores de que a Bethesda não gosta da Obsidian. Mas será que isso é verdade? Confira a seguir mais detalhes sobre a relação entre os estúdios.

Fallout: New Vegas destoa dos jogos da Bethesda

O motivo mais provável para que uma sequência de Fallout: New Vegas nunca ter sido feita é o fato de que ele destoa um pouco dos trabalhos da Bethesda. Enquanto os jogos mais recentes da publicadora ganharam um foco cada vez maior no combate e ação, a Obsidian é conhecida por ter a narrativa como sua grande prioridade.

E muito disso pode ser explicado por suas origens na Black Isle Studios, um lendário estúdio focado em RPGs que teve muita influência sobre a criação da franquia. Pertencente à Interplay, a desenvolvedora foi a responsável por criar os dois primeiros jogos da série e chegou a trabalhar em um terceiro capítulo, antes de ser fechada durante uma crise financeira.

Fallout: New Vegas tem diferenças notáveis em relação aos games da BethesdaFallout: New Vegas tem diferenças notáveis em relação aos games da Bethesda

Quando isso aconteceu, os colegas Feargus Urquhart, Chris Avellone, Chris Parker, Darren Monahan e Chris Jones decidiram que queriam continuar trabalhando no tipo de jogo que se tornou sua especialidade. Fundada em 2003, a Obsidian Entertainment trabalhou durante anos como um “estúdio sob contrato” que sempre sobreviveu com orçamentos apertados.

Fallout: New Vegas foi o quarto projeto da empresa, que teve somente 18 meses para construí-lo a partir da engine de Fallout 3. Com um prazo tão apertado, o game naturalmente chegou com diversos problemas técnicos, mas compensou isso com uma história bem-desenvolvida, personagens e ambientações marcantes.

Enquanto as conexões com o jogo anterior são óbvias, é possível sentir que a Obsidian deu sua própria cara à sequência, algo que pode não ter agradado sua parceira. Embora a narrativa seja importante nos jogos da Bethesda, a empresa costuma dar um foco maior a oferecer jogos imensos nos quais uma escolha não bloqueia as demais — e New Vegas destoa bastante nesse sentido.

Obsidian quis repetir a parceira

A oportunidade de trabalhar com a série foi uma oferta da Bethesda, cujas equipes estavam ocupadas demais com The Elder Scrolls V: Skyrim para que ela pudesse se dedicar a uma sequência. A publicadora chegou a fazer um acordo com o estúdio de que, se o novo game atingisse a nota 85 no Metacritic, seus desenvolvedores ganhariam um bônus.

Com a nota 84 de Fallout: New Vegas, a empresa não conquistou o que estava acordado e foi forçada a demitir algumas de suas equipes. No entanto, ao contrário do que se poderia imaginar, isso não estragou a relação entre as companhias, e a Obsidian chegou a fazer várias propostas para repetir a parceria — todas negadas.

No X/Twitter, Chris Avellone afirmou que nunca entendeu realmente o que aconteceu ou os motivos pelos quais a Bethesda rejeitou os projetos que lhe eram propostos. Ele explicou que o estúdio chegou a sugerir trabalhar em spin-offs de The Elder Scrolls, garantindo que a franquia continuaria em alta e recebendo novidades após a estreia de Skyrim.

Embora a parceria nunca tenha se repetido, a Obsidian continuou trabalhando para outros estúdios em jogos como Dungeon Siege III e South Park: The Stick of Truth, sempre passando por muitas dificuldades financeiras. Em 2015, a empresa conseguiu lançar Pillars of Eternity, seu primeiro projeto original que resgatava muito do tipo de experiência na qual a Black Isle se especializou.

No entanto, a estabilidade financeira só viria em 2018, quando a Microsoft anunciou que a desenvolvedora passou a fazer parte do Xbox Game Studios. Desde então, a companhia já lançou o game de sobrevivência Grounded e o adventure Pentiment, e atualmente se prepara para trazer Avowed e The Outer Worlds 2 às lojas.

Bethesda quer manter controle criativo

Embora Fallout: New Vegas tenha sido elogiado e até hoje seja apontado como um dos melhores capítulos da série, isso não parece importar muito para a Bethesda. Muito disso pode ser consequência de um desejo da companhia de manter controle total de seus projetos, os direcionando a estúdios sob o qual tem total controle.

New Vegas foi um dos últimos projetos que a Bethesda deixou na mão de estúdios externosNew Vegas foi um dos últimos projetos que a Bethesda deixou na mão de estúdios externos

Enquanto o braço de publicação da companhia — a Bethesda Softworks — ainda trabalha com companhias como id Software, Tango Gameworks e Machine Games, as propriedades intelectuais da casa costumam ficar nas mãos da Bethesda Game Studio. Esse processo só se intensificou com o passar dos anos, com o estabelecimento de um único nome entre diferentes divisões.

Em 2018, por exemplo, ela transformou o BattleCry Studios na Bethesda Games Studio Austin, enquanto a Escalation Games virou a Bethesda Game Studios Dallas. Essa consolidação veio ao custo de um ritmo de lançamento mais lento, que só se intensificou graças ao momento da indústria no qual um projeto Triplo A pode levar pelo menos 5 anos para ficar pronto.

Parceria pode ser revivida

Com a aquisição da Bethesda pela Microsoft em 2021, muitos fãs de New Vegas passaram a acreditar que a parceria entre os estúdios poderia se repetir. Embora isso ainda possa acontecer no futuro, há fortes indícios de que essa não é uma prioridade para eles, tampouco para a dona do Xbox.

Enquanto a Bethesda continua trabalhando de sua forma tradicional, a Obsidian foi bastante beneficiada com a aquisição e ganhou a autonomia e os fundos com que sonhava desde sua fundação. Não à toa, desde 2018 o estúdio se aventurou em novos gêneros e, atualmente, trabalha em suas “próprias versões” de The Elder Scrolls e Fallout, com Avowed e The Outer Worlds 2, respectivamente.

Assim, caberia à Microsoft “forçar” uma reunião, o que não parece ser seu estilo no momento. Embora tenha investido pesado em vários estúdios, a companhia é conhecida por influenciar pouco nas atividades de cada um deles — e isso não deve mudar enquanto Phil Spencer continuar no comando de suas iniciativas relacionadas a games.

No entanto, o sucesso da série Fallout deve movimentar as coisas na Bethesda. A produção alcançou 65 milhões de visualizações no Prime Video em apenas duas semanas, o que elevou a popularidade de Fallout 4 e Fallout 76.

Em entrevista ao Kinda Funny Games, o principal responsável pela franquia, Todd Howard, revelou que a Bethesda já está buscado formas de aumentar o número de lançamentos de Fallout e outras produções, como The Elder Scrolls, para que os fãs não fiquem anos esperando por décadas.

Essa iniciativa eventualmente pode acabar levando a uma sequência de Fallout New Vegas feita pela Obsidian, bem como outros projetos envolvendo a franquia. No entanto, nada além da vontade de lançar mais jogos foi confirmado pela Bethesda até agora.

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Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


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Fontes

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