Dark Souls 2 ganha 'remaster' impressionante feito por fãs; confira o mod

Por Valdecir Emboava

13/08/2024 - 18:162 min de leitura

Dark Souls 2 ganha 'remaster' impressionante feito por fãs; confira o mod

Fonte : Steam

Sendo um dos grandes nomes disponíveis no catálogo da FromSoftware, Dark Souls 2 certamente é um dos jogos mais polêmicos do estúdio. Para o bem ou para o mal, ele ainda tem um cantinho especial no coração de muitos fãs, que prestaram homenagens ao clássico com um mod que simplesmente transformou a experiência em um belíssimo remaster.

Dark Souls 2 Lighting Engine, como é chamado o mod, foi criado por um grupo de fãs do clássico e está disponível para download gratuito no Nexus Mods. O conteúdo, que ainda está em versão alfa, recebeu inúmeros elogios em um vídeo recente do Digital Foundry — famoso veículo especializado em análises técnicas. Confira:

Quais as melhorias que o Lighting Engine trouxe para Dark Souls 2?

Essencialmente, o Lighting Engine substituiu o motor gráfico original de Dark Souls 2, o que permitiu grandes mudanças visuais — além de oferecer uma série de recursos para que outros membros da comunidade de modding modifiquem o game como quiserem. Não há alterações no gameplay e nas mecânicas de jogo.

Algumas das novidades que o mod trouxe para Dark Souls 2 incluem a adição do DLSS da Nvidia e do FSR da AMD — tecnologias que melhoram consideravelmente a imagem sem comprometer o processamento da placa de vídeo. 

O mod Lighting Engine melhorou consideravelmente a qualidade de Dark Souls 2.
O mod Lighting Engine melhorou consideravelmente a qualidade de Dark Souls 2.

Além disso, o pacote também inclui melhorias notáveis na iluminação e nas sombras, adição de neblina volumétrica, oclusão de ambiente e até uma reformulação completa em inúmeros assets — como árvores, folhagens, terrenos e muito mais. 

Aparentemente, tais novidades são apenas a ponta do iceberg, já que mais recursos estão sendo trabalhados para chegar em atualizações futuras do Lighting Engine.

Como instalar o mod Lighting Engine em Dark Souls 2?

Ficou interessado no Dark Souls 2 Lighting Engine? Saiba que para instalá-lo no PC é muito simples e você pode conferir o tutorial logo abaixo — dividido em algumas partes!

Lembrando que o Lighting Engine lida com toda a projeção de sombras com a versão mais recente 0.9.3. Portanto, a recomendação é que você não instale nenhum mod que habilite sombras diretamente usando arquivos do mapa.

Instalação do Lighting Engine

  1. Primeiro, claro, baixe o mod através do Nexus Mods. Lembrando que é preciso ter um cadastro no site, mas não é obrigatório que você pague nenhum plano, já que o download de mods pode ser realizado de forma gratuita;
  2. Em seguida, faça o backup da pasta "shader" no diretório de Dark Souls 2. Geralmente fica em C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Dark Souls II Scholar of the First Sin\Game;
  3. Copie a pasta "shader", a pasta "ds2le_atmosphere_presets", "dxgi.dll" e "nvngx_dlss.dll" para o diretório do jogo;
  4. Se estiver com problemas para atualizar para a nova versão do mod, delete a pasta "shader" anterior e cole o novo conteúdo nela;
  5. Defina as configurações de vídeo no jogo como "Alto" e desative o anti-aliasing se estiver usando o recurso. Você também poderá habilitar/desabilitar efeitos de desfoque de movimento ou profundidade de campo.

Instalação do pacote de texturas

  • O mod inicia no modo override por padrão na primeira instalação. Agora deve haver a pasta "tex_override" no seu diretório "game" de Dark Souls 2 (não na pasta "shader" dentro do diretório "game");
  • Extraia todas as texturas .dds que você baixou diretamente para a pasta "tex_override";
  • Na próxima vez que você iniciar o jogo com o modo de substituição de textura habilitado, ele deverá carregar automaticamente todas as texturas na pasta de substituição;
  • Para usar os mods iGP11 com o Lighting Engine, baixe esta ferramenta para converter as texturas.

Alguns pacotes de texturas feitos pela comunidade

Confira abaixo algumas indicações de pacotes de texturas feitos pela comunidade e que usam o Lighting Engine:

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Por Valdecir Emboava

Especialista em Redator

Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.


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