A Bloober Team, desenvolvedora conhecida por jogos como Silent Hill 2 Remake e The Medium, anunciou Cronos: The New Dawn durante o Xbox Partner Preview em outubro do ano passado. A boa notícia aqui, no entanto, é que o novo e promissor jogo de terror teve seu primeiro gameplay revelado na última quarta (16) — e ele parece ter muitas inspirações em clássicos do gênero, como Resident Evil e Dead Space.
- Leia também: Estúdio de Silent Hill 2 Remake revela novo jogo de terror! Conheça Cronos The New Dawn
O enredo se passa em um mundo pós-apocalíptico com influências ao brutalismo da Europa Oriental e elementos retrofuturistas. Aqui, o jogador assume o papel de um viajante que explora o futuro em busca de fendas temporais que o transportam à Polônia dos anos 1980, com o objetivo de localizar pessoas desaparecidas após um cataclisma. Confira o gameplay!
O gameplay de Cronos: The New Dawn destaca cenários escuros e aterrorizantes, realmente dignos de um verdadeiro clássico do survival horror.
Jacek Zieba, codiretor e produtor do jogo de terror, disse: “Imagine isso: uma mistura distorcida de ficção científica, viagem no tempo, terror retrofuturista e horror corporal — tudo isso tendo como pano de fundo a Polônia dos anos 1980. Que viagem, né? E faça o que fizer... não deixe que eles se misturem”.
Cronos: The New Dawn tem potencial para ser um ótimo jogo de terror
A história de Cronos: The New Dawn transita em um universo sombrio — onde o brutalismo do Leste Europeu se mistura com tecnologia retrofuturista.
O novo projeto da Bloober Team é baseado em duas linhas temporais distintas. No passado, você testemunhará um mundo em meio à “Mudança”, um evento cataclísmico que alterou a humanidade para sempre.
Enquanto isso, nas terras devastadas do futuro, cada momento é uma luta pela sobrevivência contra abominações perigosas que testarão seus reflexos e seu raciocínio tático.
)
Aqui, os jogadores viverão na pele de um Viajante que atua como agente do enigmático Coletivo. Sua missão? Vasculhar as terras devastadas do futuro em busca de fendas temporais específicas que o transportarão de volta à Polônia da década de 1980.
Para cumprir sua missão, o protagonista também parece utilizar uma ferramenta capaz de extrair a essência dessas pessoas, permitindo que elas o acompanhem de volta ao presente. No entanto, o ambiente é hostil, com criaturas formadas a partir dos restos da humanidade, exigindo decisões rápidas e uso estratégico de recursos.
Se Resident Evil e Dead Space tivessem um filho, ele se chamaria Cronos: The New Dawn
O remake de Dead Space deu um novo tom para o clássico da EA, modernizando controles, trazendo cenários ainda mais assustadores e fazendo um trabalho de engenharia de som realmente impecável. Cada minuto na nave Ishimura é um teste de medo que deixa qualquer fã do gênero muito satisfeito.
- Leia também: Lies of P de graça, jogos da Marvel baratinhos e mais! Veja as indicações de games da semana
O gameplay de Cronos: The New Dawn passa uma sensação muito parecida com a reimaginação de Dead Space — ao mesmo tempo que também lembra a franquia Resident Evil. Os cenários parecem ditar o tom dos embates, que podem acontecer tanto em corredores apertados quanto salas abertas.
)
Outro detalhe que chama a atenção é a grande quantidade de armas disponíveis no arsenal. Só no trailer de ontem foi possível identificar pelo menos três — desde pistolas com tiros cadenciados e metralhadoras até lança-granadas que podem causar um grande estrago.
Além disso, os inimigos não permanecem mortos por muito tempo — e se o jogador não os queimar, eles podem ser absorvidos por outros inimigos e ficar ainda mais forte. Uma mecânica bem parecida com os crimson heads, de Resident Evil Remake.
Wojciech Piejko, co-diretor e designer de Cronos: The New Dawn, explica: “Como você os combate? Fogo! Queime os caídos antes que se fundam com os seres vivos. A fusão muda o jogo, adicionando uma nova camada de estratégia ao combate. Leve seus instintos de sobrevivência ao máximo”.
Quando Cronos: The New Dawn será lançado?
Parece tudo muito promissor, mas ainda falta algo. Até o momento, a Bloober Team ainda não revelou a data de lançamento de Cronos: The New Dawn — mas já foi confirmado que o game de terror chegará ao PS5, Xbox Series X|S e ao PC ainda em 2025.
)
Enquanto isso, quer saber se ele rodará no seu computador? Então confira as especificações mínimas e recomendadas para reproduzir Cronos: The New Dawn no PC!
- Leia também: Co-criador de Stardew Valley está fazendo jogo que se passa na cidade grande! Conheça Sunkissed City
Requisitos mínimos
- SO — Windows 10/11 (64-bits);
- Processador — Intel Core i5-8400F ou AMD Ryzen 5 3600
- Memória — 16 GB de RAM
- Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1080 ou AMD Radeon RX 5700-XT
- Armazenamento — 50 GB de espaço livre em disco
Requisitos recomendados
- SO — Windows 10 (64-bits)
- Processador — Intel Core i7-10700K ou AMD Ryzen 5 3600X
- Memória — 16 GB de RAM
- Placa de vídeo — NVIDIA GeFroce RTX 3080 ou AMD Radeon RX6800 XT
- Armazenamento — 50 GB de espaço livre em disco
O que achou de Cronos: The New Dawn? Parece um jogo de terror promissor? Comente suas impressões e expectativas nas redes sociais do Voxel!