menu
TecmundoVoxel
Voxel

Lançamento no Game Pass, jogo grátis na Steam e mais! Melhores notícias de games do dia (29)

Confira um resumo com as principais notícias de games desta terça-feira (29), atualizado em tempo real pela equipe do Voxel e TecMundo

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

29/07/2025, às 11:41

Atualizado em 29/07/2025, às 17:16

Lançamento no Game Pass, jogo grátis na Steam e mais! Melhores notícias de games do dia (29)

O universo dos games está fervilhando de novidades, e o Checkpoint do Voxel chegou para te deixar por dentro das principais notícias do dia. Nesta publicação, você encontrará as principais notícias de games desta terça-feira, 29 de julho, que será atualizada com o decorrer das próximas horas. Assim, você consegue ficar bem informado em apenas um lugar!

A cobertura de hoje começa com um joguinho grátis na Steam, polêmicas envolvendo censura e um novo jogo da Warner que pode estar a caminho. Ao longo do dia, esta matéria será atualizada com os principais acontecimentos do mundo dos jogos, então fique ligado para não perder nada!

Data de lançamento e preço do Xbox ROG Ally vazam

A linha de portáteis Xbox ROG Ally pode estar prestes a ganhar data e preço oficial! Segundo o confiável leaker billbil-kun, os modelos Xbox Ally e Xbox Ally X, feitos em parceria com a ASUS, entram em pré-venda a partir de 20 de agosto — um dia após a abertura da gamescom 2025, onde a Xbox terá uma transmissão especial.

O modelo mais potente, Xbox Ally X, deve custar €899, enquanto a versão base deve sair por €599. Ainda não há confirmação oficial sobre os preços nos EUA ou no Brasil, mas os rumores apontam para um lançamento em outubro com valores parecidos.

Após fracasso de Esquadrão Suicida, Warner já prepara novo jogo como serviço

Mesmo com o desempenho fraco de Suicide Squad: Kill the Justice League, a Warner Bros. segue apostando em jogos como serviço, segundo informa o VGC. Um novo anúncio de emprego indica que a empresa está recrutando um produtor executivo para liderar o desenvolvimento de um título AAA inédito — descrito como baseado em uma das IPs icônicas da DC Comics ou do catálogo da Warner.

O cargo envolve gerenciar o projeto desde o conceito até as operações pós-lançamento, o que sugere fortemente mais uma iniciativa com foco em live service. A vaga surge em meio a um período turbulento para a divisão de games da empresa, marcada por lançamentos decepcionantes como Suicide Squad e a reestreia mal-sucedida de Multiversus. Internamente, o CEO David Zaslav chegou a apontar a área de jogos como um dos pontos mais fracos da Warner no último relatório financeiro.

Steam libera jogo Barro GT de graça por tempo limitado

Se você curte jogos de corrida com visual retrô e gameplay arcade, a Steam está oferecendo Barro GT totalmente de graça para PC até o dia 4 de agosto, às 14h (horário de Brasília). O game é um título brasileiro no estilo “Forza Horizon que temos em casa” e, uma vez resgatado, permanece na sua biblioteca para sempre — mas corra, pois a oferta é por tempo limitado.

Jogadores se revoltam com censura na Steam e atacam Visa e Mastercard

Após a remoção de jogos adultos na Steam e Itch.io por pressão de empresas como Visa, Mastercard e PayPal, parte da comunidade gamer iniciou uma campanha organizada contra os processadores de pagamento. Usuários têm compartilhado instruções para pressionar os canais de atendimento dessas empresas, enquanto representantes dizem não ter envolvimento direto nas decisões de conteúdo. A polêmica ganhou força com a influência da organização Collective Shout, que também pressionou pela retirada de jogos com violência sexualizada — o que impactou, inclusive, produções independentes com conteúdo LGBTQIAPN+.

Associação de desenvolvedores critica censura a jogos adultos na Steam e Itch.io

A remoção em massa de jogos adultos das lojas Steam e Itch.io também rendeu um pronunciamento da IGDA, associação internacional de desenvolvedores de games. Em um comunicado oficial, a entidade disse estar “seriamente alarmada” com a falta de transparência e a maneira como conteúdos com temáticas adultas, mas legais e consensuais, estão sendo impactados por decisões de plataformas e processadoras de pagamento como Visa e Mastercard.

Segundo a IGDA, muitos dos jogos afetados não violam as diretrizes das lojas, mas ainda assim foram desindexados ou sofreram restrições sem aviso prévio — o que tem afetado de forma desproporcional desenvolvedores independentes, especialmente de comunidades marginalizadas. A organização pede políticas claras e consistentes, em vez de censura vaga ou generalizada que acaba incentivando o silêncio e a autocensura.

Grounded 2 chega hoje ao Xbox Game Pass! Confira nossa review

grounded 2 capa.jpg

Grounded 2 estreia hoje (29) em acesso antecipado para PC e Xbox Series X|S — e também chega no catálogo do Xbox Game Pass logo no lançamento. Sequência do sucesso da Obsidian inspirado em Querida, Encolhi as Crianças, o novo game mantém a proposta de sobrevivência em um mundo de proporções microscópicas, mas agora com novos cenários, inimigos e surpresas.

Nós tivemos acesso antecipado ao título e preparamos nossas primeiras impressões sobre a experiência, que ainda está em desenvolvimento. Vale a pena se aventurar agora ou é melhor esperar a versão final? Descubra no link abaixo:

Novo jogo de Senhor dos Anéis estreia com nota divisiva

Tales of the Shire, novo jogo ambientado no universo de O Senhor dos Anéis, já está disponível — mas não exatamente com a recepção calorosa que se esperava da vida pacata no Condado. O título da Weta Workshop apostou em um estilo life sim acolhedor, no melhor estilo Animal Crossing, mas acabou estreando com notas bem mornas da crítica.

Segundo nota o Insider Gaming, a versão de PC do jogo ficou com 60 de nota média no Metacritic, o que o coloca entre os piores títulos já lançados com a marca LOTR. No PS5, a situação é ainda mais delicada: 54 de média, o que faria Tales of the Shire ocupar o penúltimo lugar entre os 25 jogos analisados — superando apenas o desastroso Gollum.

Dona de InZOI e PUBG anuncia lucros recordes e investimento em IA

A KRAFTON, responsável por PUBG e inZOI, divulgou seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2025 e bateu recordes. A empresa registrou sua maior receita semestral da história, somando mais de 703 bilhões de wons — um crescimento de quase 12% em relação ao ano passado. 

A empresa também revelou que vai lançar novos jogos no universo de PUBG, como Blindspot e Project Black Budget, além de ter adquirido a criadora de Last Epoch, a Eleventh Hour Games, para expandir seu portfólio de marcas. Por fim, a publisher não escondeu que está investindo pesado em inteligência artificial, visando “melhorar o desempenho em inferências relacionadas a jogos”.

PS Plus de agosto tem Lies of P, DayZ e My Hero One’s Justice

A Sony revelou os jogos do PS Plus Essential de agosto, e o destaque do mês é Lies of P, o aclamado Soulslike sombrio inspirado em Pinóquio. A lista ainda inclui o clássico de sobrevivência DayZ e o jogo de luta em arena My Hero One’s Justice, baseado no anime My Hero Academia. Os três títulos estarão disponíveis para resgate a partir do dia 5 de agosto, tanto para PS4 quanto PS5 (via retrocompatibilidade), até o dia 1º de setembro.

Image

Quem ainda não resgatou os jogos de julho — Diablo IV, The King of Fighters XV e Jusant — tem até o dia 4 de agosto para garantir os títulos na biblioteca. Vale lembrar que todos os jogos continuam acessíveis enquanto a assinatura PS Plus estiver ativa. A Sony também anunciou que, a partir de janeiro de 2026, os jogos de PS4 deixarão de ser um benefício central da PS Plus, com o foco voltado para títulos de PS5.

Razer anuncia novos headsets BlackShark V3 para o Brasil

A Razer anunciou que a nova linha de headsets BlackShark V3 chegará ao mercado brasileiro. Voltados para desempenho competitivo e compatíveis com PC, PlayStation e Xbox, os modelos apostam em tecnologias avançadas de áudio para longas sessões de jogo. O destaque da linha é o BlackShark V3 Pro, que promete ser o headset sem fio mais rápido do mundo para eSports, com latência ultrabaixa e tecnologias de ponta para clareza sonora e imersão.

undefined

Confira os principais destaques de cada modelo da nova linha:

Razer BlackShark V3 Pro

  • Headset sem fio premium com foco em eSports.
  • Nova tecnologia Razer HyperSpeed Wireless 2ª geração com latência de apenas 10 ms.
  • Microfone HyperClear Full Band destacável com captura de voz profissional (48 kHz).
  • Cancelamento de ruído ativo híbrido (ANC) com quatro microfones.
  • Drivers TriForce Bio-Cellulose de 50 mm para áudio limpo e com maior separação de frequências.
  • THX Spatial Audio 7.1.4 (no PC), com som posicional mais preciso e imersivo.
  • Suporte a conexões simultâneas (HyperSpeed Wireless + Bluetooth).
  • Compatível com PC, PS5, PS4 e Xbox.
  • Preço sugerido: R$ 2.699,90 (lançamento em 2026, nas edições Black e White).

Razer BlackShark V3

  • Versão intermediária com drivers TriForce Titanium de 50 mm de nova geração.
  • Suporte a THX Spatial Audio e microfone HyperClear Superwide Band.
  • Conexão simultânea via HyperSpeed Wireless, Bluetooth e USB.
  • Até nove perfis de equalização personalizados salvos no próprio headset.
  • Compatível com PC, PlayStation® e Xbox.
  • Preço sugerido: R$ 1.599,90 (PC) / R$ 1.169,90 (PS/Xbox) – lançamento em 2026.

Razer BlackShark V3 X HyperSpeed

  • Modelo de entrada da nova linha, com foco em custo-benefício.
  • Drivers TriForce de 50 mm, som surround 7.1 e microfone HyperClear Cardioid.
  • Conexões via HyperSpeed Wireless, Bluetooth e USB.
  • Compatível com PC, PlayStation® e Xbox.
  • Preço sugerido: R$ 1.169,90 (PC) / R$ 2.699,90 (PS/Xbox) – lançamento em 2026.

Dev de The Witcher 4 admite dificuldade em superar o terceiro jogo da série

Philipp Weber, diretor de narrativa da CD Projekt Red, reconheceu que desenvolver The Witcher 4 é um desafio enorme — afinal, o jogo precisa suceder The Witcher 3, considerado por muitos um dos melhores RPGs de todos os tempos. 

Em entrevista ao GamesRadar, o desenvolvedor revelou que até dentro do estúdio a pergunta “como superar o terceiro jogo?” é recorrente. “The Witcher 3 foi um dos melhores jogos já feitos… e eu mesmo penso: como vamos superar isso?”, comentou. Apesar da pressão, Weber diz que o objetivo não é repetir a fórmula ou se basear apenas em métricas como vendas ou notas. 

O foco está em manter a filosofia que guiou o desenvolvimento de The Witcher 3: narrativa forte, atenção aos detalhes e respeito ao universo do jogo. Ao mesmo tempo, The Witcher 4 deve ousar com novas ideias para se firmar como uma sequência legítima, e não apenas mais do mesmo. “Queremos que as pessoas que amaram The Witcher 3 também amem o 4, porque nossa essência como estúdio continua a mesma”, concluiu.

Fique ligado: este Checkpoint será atualizado ao longo do dia com as principais novidades do mundo dos games. Até lá, aproveite para nos seguir nas redes sociais e não perder nenhum pixel dessa jornada!



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).