O Paddle da eviGroup promete ser um competidor de peso para o iPad

Por Felipe Gugelmin Valente

10/03/2010 - 02:532 min de leitura

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Em outubro de 2009, o eviGroup anunciou a produção de um tablet com tela de 10” chamado simplesmente de Pad. Entre os atrativos do aparelho estavam um processador Intel Atom de 1.6GHz, três portas USB, webcam e microfone integrados e acesso online através de Wi-Fi e conexão 3G.

Há ainda uma espécie de secretária eletrônica virtual, responsável por realizar a interação entre o usuário e os aplicativos disponíveis. Porém, muito pouco se ouviu falar do aparelho nos últimos meses, até que no começo de março a empresa anunciou o Paddle, versão totalmente reformulada do que viria a ser o Pad.

As alterações feitas no aparelho são um claro sinal de que a companhia estava de olho no anúncio do tablet da Apple, o iPad. Embora o produto da empresa de Steve Jobs tenha causado muita controvérsia, é inegável o impacto que o aparelho teve, tanto nos fanáticos pela marca da maçã quanto nos usuários casuais.

320 GB de conteúdo portátil

O Paddle manteve algumas das características anunciadas durante a produção do Pad, como o processador Intel Atom de 1.6 GHZ e a webcam integrada. Já a parte visual foi reformulada e está muito próxima da apresentada pelo iPad.

O real diferencial está na capacidade de armazenamento do aparelho: enquanto a versão mais cara do tablet da Apple apresenta 64GB de espaço disponível, o Paddle da eviGroup pode armazenar 32GB na memória SSD ou até 320GB de conteúdo em um disco rígido interno.

A interface com o aparelho é feita totalmente através de toques, utilizando um software batizado como Scale. O tablet roda uma versão modificada do Windows 7 como sistema operacional, sobre o qual o Scale roda, favorecendo a visualização de fotos e vídeos, deixando de lado o destaque às barras e as interfaces dos programas abertos.

O que pode incomodar um pouco quem procura um visual arrojado para os aparelhos que mantém em casa é a antena do Paddle, que lembra muito algumas das pequenas televisões portáteis disponíveis no mercado.

Porém, isso é justificado pelo aumento do alcance a redes Wi-Fi que a anterna proporciona. Caso o usuário não consiga obter sinal, pode utilizar uma conexão 3G como alternativa para navegar pela internet e acessar vídeos, músicas e jogos online.

Toda essa tecnologia vem com um custo, que, infelizmente, é bastante salgado até mesmo para os padrões internacionais. O eviGroup anunciou que o aparelho será lançado no começo do verão no hemisfério norte (começo de junho) com o preço de €699, ou 945 dólares, valor substancial se comparado aos 699 dólares da versão mais completa do iPad.

Não há previsão de que o aparelho chegue através de representantes oficiais no Brasil, ou seja, quem quiser comprar terá de recorrer a importação ou contatos no exterior. Dessa forma, a tendência é que o aparelho chegue aqui custando mais de 2000 reais, algo infelizmente comum quando se trata de novidades tecnológicas.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


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