Wikileaks distribui mais de 80 malwares em emails relacionados à Turquia

Por Felipe Gugelmin Valente

17/08/2016 - 03:491 min de leitura

Wikileaks distribui mais de 80 malwares em emails relacionados à Turquia

Fonte : Engadget

Na pressa de divulgar uma nova coletânea de emails relacionados ao partido político turco AKP, o WikiLeaks distribui aproximadamente 80 variações de malwares. Segundo o expert de segurança Vasselin Bontchev explicou no Github, a falta de apuração do serviço fez com que, em meio ao material divulgado estejam dezenas de mensagens com links de phishing e spams.

Embora o WikiLeaks afirme que o material ajuda a revelar a corrupção interna da Turquia, veículos como o New York Times (através do repórter Zeynep Tufekci) apontam que a lista tem pouco a ver com política, se parecendo mais com uma seleção de emails e spams. Em julho deste ano, o site comandado por Julian Assange também foi alvo de críticas por divulgar informações privadas e sensíveis de votantes mulheres de 79 das 81 províncias da Turquia.

Segundo Tufekci, o serviço atua de forma descuidada tanto com dados governamentais quanto com informações privadas de cidadãos comuns. Recentemente, a conta do Twitter do WikiLeaks afirmou ter 1,4 mil emails relacionados a Fethullah Gülen, figura religiosa acusada de ser a responsável pela tentativa de golpe recente no país, ignorando que o termo “gülen” significa “sorriso” — com isso, a grande maioria das mensagens coletadas se tratava de propagandas de pontos turísticos da região do Mediterrâneo.

Entre os críticos recentes do serviço está Edward Snowden, que acredita que a falta de uma análise mais aprofundada dos dados divulgados pode comprometer a segurança de pessoas comuns. Lançado há aproximadamente 10 anos por Assange, o site afirma ter o compromisso com uma era de “vazamentos seguros”, algo que suas ações recentes parecem contradizer.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também