WikiLeaks libera emails com detalhes sujos de empresa de inteligência

Por Felipe Gugelmin Valente

27/02/2012 - 06:421 min de leitura

Fonte :

Imagem de WikiLeaks libera emails com detalhes sujos de empresa de inteligência no site TecMundo

(Fonte da imagem: WikiLeaks)

O WikiLeaks iniciou nesta segunda-feira (27 de fevereiro) a publicação de cinco milhões de mensagens de emails da Strategic Forecasting Inc (Stratfor), empresa de segurança baseada no Texas. De acordo com o site, os negócios realizados pela empresa envolviam o uso de informações privilegiadas para conseguir lucros no mercado financeiro.

Entre os clientes da empresa estão o governo dos Estados Unidos, organizações militares e companhias privadas, como a Lockheed Martin, Northrop Grumman e Raytheon. Os dados revelam que a Stratfor possui espiões infiltrados em diversos governos e grupos de comunicação, incluindo “acordos secretos com dúzias de organizações de mídia e jornalistas, abrangendo desde a Reuters até o Kiev Post”.

Segundo as mensagens divulgadas, esses profissionais são pagos através de contas bancárias localizadas na Suíça e cartões de crédito pré-pagos. Os emails também revelam a criação de uma organização paralela, conhecida como StratCap, que usa as redes de informantes da empresa para lucrar nas bolsas de valores de todo o mundo.

(Fonte da imagem: Twitter)

O responsável pela obtenção dos dados foi o grupo Anonymous, que assumiu o ato através do perfil @AnonOps do Twitter. Segundo os hackers, o objetivo foi trazer mais transparência ao mundo e, assim, permitir que mais pessoas consigam entender seu verdadeiro funcionamento.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes