Windows Mobile perde participação de mercado na Europa

Por Felipe Gugelmin Valente

09/03/2016 - 06:371 min de leitura

Windows Mobile perde participação de mercado na Europa

Fonte : MicrosoftPowerUser

Embora o Windows Phone nunca tenha sido bem aceito pelo mercado norte-americano, a plataforma da Microsoft podia considerar a Europa como um “porto seguro”. No entanto, uma pesquisa conduzida pela Kantar World Panel mostra que até no “Velho Continente” a plataforma está perdendo a preferência dos poucos consumidores que conquistou.

Um relatório divulgado nesta quarta-feira mostra que o sistema operacional atualmente detém uma fatia de somente 6,4% do mercado europeu — queda de 3,3% em relação aos números registrados no mesmo período de 2015. A única exceção a essa regra é a região da Grã-Bretanha, onde a plataforma aumentou sua participação em 1,1% e passou a deter 8,6% do mercado.

undefined

A pesquisa da Kantar mostra que o Windows Phone também aumentou sua presença no Japão, país que recebeu recentemente diversos lançamentos baseados no Windows 10 Mobile. O resultado, negativo para a Microsoft como um todo, pode ser atribuído à falta de novos aparelhos e ao baixo impacto causado pelos modelos Lumia 950, 950 Xl e 550.

A não ser que as parcerias da companhia comecem a investir em dispositivos próprios — algo improvável —, a tendência é que a plataforma continue a perder espaço no mercado europeu. Vale notar que o relatório só leva em consideração vendas para consumidores comuns e deixa de lado o espaço empresarial, no qual a Microsoft sempre teve uma presença importante.

Você acredita que o Windows 10 Mobile ainda tem futuro? Comente no Fórum do TecMundo


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também