Dicas do Windows 7: como particionar o disco rígido do computador

Por Felipe Gugelmin Valente

05/04/2010 - 05:243 min de leitura

Fonte :

Imagem de Dicas do Windows 7: como particionar o disco rígido do computador no site TecMundo

Criar diferentes partições no disco rígido é uma boa ideia tanto no que diz respeito à organização dos arquivos quanto para proteger a máquina contra a ação de vírus. Afinal, caso uma partição seja danificada por algum arquivo malicioso, não é preciso formatar todo o disco rígido para que o computador volte a funcionar corretamente.

Neste artigo ensinamos como criar uma nova partição em computadores que possuem o Windows 7 instalado, utilizando o Gerenciamento de disco do sistema operacional. Basta seguir os passos abaixo para criar quantas divisões quiser em seu disco rígido de forma rápida e fácil.

Mãos à obra

O primeiro passo para criar uma partição do disco rígido é acessar o Gerenciamento de disco do Windows 7. Para isso, clique no botão Iniciar e no campo de pesquisa digite “diskmgmt.msc”. Clique no resultado exibido, conforme a imagem abaixo:

Um meio alternativo de acessar o Gerenciamento de disco é abrir o Painel de Controle e clicar na opção “Sistema e Segurança”.

Em seguida, clique em “Criar e formatar partições do disco rígido”, opção localizada abaixo da divisão “Ferramentas Administrativas”.

Para criar uma nova partição, é preciso que o disco rígido que se deseja utilizar possui espaço não alocado, ou seja, que não seja utilizado pelo sistema de nenhuma forma. Para isso, selecione a unidade de disco que deve ser utilizada, clique sobre ela com o botão direito do mouse e escolha a opção “Diminuir Volume...”.

Aguarde alguns instantes enquanto a máquina calcula o espaço disponível para diminuir o disco rígido.

A próxima etapa é definir quanto se deseja reservar para a nova partição do disco rígido. O valor inserido deve estar em MB, portanto tenha cuidado na hora de selecionar o espaço que deve ser utilizado para não criar partições de apenas 40 ou 50 MB, por exemplo. Depois de determinar o tamanho, clique em “Diminuir” para iniciar a criação do espaço não alocado.

Assim que terminar a etapa anterior, verifique no Gerenciamento de disco a presença do espaço não alocado, como na imagem abaixo:

Para utilizar a nova partição criada, antes é preciso ativar o espaço não alocado – caso contrário, não será possível utilizar a nova divisão. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado e selecione a opção “Novo Volume Simples...”.

Após selecionar essa opção, o Windows abre o Assistente para Novas Partições Simples. Clique em “Avançar” para iniciar a ativação da nova partição do Windows 7.

O primeiro passo é selecionar a quantidade de espaço reservado que se deseja realmente utilizar. Como padrão, o Windows seleciona automaticamente todo o espaço não alocado disponível, portanto, a não ser que deseje criar mais partições posteriormente, não altere esse valor.

Na próxima etapa é preciso definir a letra pela qual a nova divisão de disco deve ficar conhecida.

O último passo é formatar o espaço do disco rígido destinado à nova partição criada. Se essa etapa não for cumprida, não é possível armazenar os arquivos de forma efetiva. Caso deseje, você pode dar um nome próprio para a partição utilizando o campo “Rótulo do Volume”.

Na próxima janela, confira se o volume e nome desejados correspondem à tarefa que deseja realizar. Selecione a opção “Concluir” e aguarde alguns instantes enquanto o computador realiza a divisão do disco rígido.

Pronto, agora a parte do HD que estava marcada como espaço não alocado já está pronta para ser utilizada como uma nova partição.

Desativar uma nova partição é uma tarefa igualmente simples. Basta abrir o Gerenciamento de disco, clicar com o botão direito sobre a partição que deseja eliminar e clicar na opção “Excluir volume...”.

Esteja ciente de que selecionar essa opção apaga todos os dados presentes na partição selecionada. Portanto só realize o procedimento após salvar todos os arquivos importantes em outra parte do disco rígido do computador.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes