Microsoft termina 2010 com pacote gigante de atualizações

Por Felipe Gugelmin Valente

15/12/2010 - 06:171 min de leitura

Fonte :

Imagem de Microsoft termina 2010 com pacote gigante de atualizações no site TecMundo

A última atualização automática do Windows, liberada nesta terça-feira (14), corrige 40 vulnerabilidades de segurança espalhadas por diversos produtos. Entre elas, bugs críticos envolvendo o funcionamento do Internet Explorer e do Windows Server.

A Microsoft já havia alertado sobre o bug crítico do Internet Explorer em novembro. Segundo a companhia, a vulnerabilidade permitia o acesso desautorizado ao navegador,  quando um objeto do sistema era apagado. Quando aberta pelo Explorer, a pasta em que o objeto estava localizado executa automaticamente um código malicioso, garantindo o acesso remoto a todas as funções da máquina e  permissões de administrador mesmo em logins com acesso limitado.

Dividida em 17 boletins de segurança, dois deles classificados como críticos, a atualização é grande para um lançamento da Microsoft. O número de novidades fica próximo do maior pacote já liberado pela empresa, que em outubro deste ano corrigiu 49 vulnerabilidades presentes no Windows, Internet Explorer, Microsoft Office e .NET Framework.

Entre os demais boletins, 14 foram classificados como “Moderados”, enquanto o último é considerado “Importante”. Incluído no pacote está a correção da última brecha de segurança utilizada pelo worms Stuxnet, conhecido por interferir em processo industriais em usinas nucleares do Irã no começo de 2010.

As atualizações liberadas na terça-feira aumentam para 106 o número de boletins de segurança lançados pela Microsoft, número recorde em relação aos anos anteriores. Segundo Mike Reavey, diretor do Microsoft Security Response Center, isso se deve principalmente a um aumento na eficiência das ferramentas responsáveis por detectar brechas de segurança no sistema operacional.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes