Mi Box vem aí: Xiaomi trará set-top box com suporte a 4K para o Ocidente

Por Vinicius Munhoz

19/05/2016 - 09:212 min de leitura

Mi Box vem aí: Xiaomi trará set-top box com suporte a 4K para o Ocidente

Fonte : Hugo Barra

Imagem de Mi Box vem aí: Xiaomi trará set-top box com suporte a 4K para o Ocidente no tecmundo

A Xiaomi é famosa por smartphones e outros aparelhos menores no Ocidente (principalmente pelo Redmi 2 aqui no Brasil), mas, caso você não saiba, a companhia chinesa fabrica muitos outros eletrônicos na Ásia, como TVs, smartbands e muito mais. Ontem, durante a Google I/O 2016, a fabricante revelou a Mi Box, uma set-top box com suporte a 4K que chegará aos EUA ainda neste ano.

A companhia disse que o equipamento deve ter suporte a conteúdo Ultra HD e até em 60 frames por segundo via streaming, além de contar com a tecnologia HDR10, um recurso de alcance dinâmico que trará um melhor sistema de cores e contraste nos vídeos – que, consequentemente, oferece uma imagem melhor.

undefinedSet-top box da Xiaomi, chamada de Mi Box

Por baixo do capô

As especificações do set-top box da Xiaomi são boas e não deixam a desejar, principalmente se levarmos em conta que se trata de um aparelho multimídia para ser conectado à TV. O gadget vem equipado com Android TV, que é um dos diferenciais do produto. Confira as especificações:

  • Processador: ARM Cortex-A53 quad-core (sem frequência especificada);
  • GPU: Mali 450;
  • Memória RAM: 2 GB DDR3;
  • Armazenamento: 8 GB;
  • Entradas: HDMI 2.0a e USB (sem especificação);
  • Sistema de som: Dolby Digital Plus + DTS surround sound;
  • Conexões: 802.11ac WiFi;
  • Periféricos: controle remoto Bluetooth com microfone e Mi Game Controller (opcional);
  • Extras: suporte ao Google Cast para dispositivos Android e iOS (para comandos de voz).

Além de contar com um bom hardware, os acessórios e extras não deixam a desejar também. O sistema de som e o suporte ao Google Cast tornam o aparelho interessante para realizar funções smarts na sua sala de estar. Apesar de ter apenas 8 GB de armazenamento, a entrada USB do aparelho pode servir para expandir esse espaço. Por enquanto, a Netflix, o YouTube e a Amazon já se pronunciaram e disseram que os seus serviços terão suporte à Mi Box.

Galeria 1

Será que vinga?

Nos Estados Unidos, já existem algumas opções para quem quer uma set-top box de qualidade na sala, como o Roku, a Apple TV, Amazon Fire TV e até mesmo o próprio Chromecast ou o Nexus da Google. Portanto, a empresa chinesa estaria competindo com alguns nomes grandes no mercado.

Certamente, o sistema Android TV pode ser um diferencial (já que neste segmento há poucos concorrentes), mas ainda veremos como a Xiaomi vai se sair no Ocidente e o quão grande será o investimento. Além disso, a fabricante não parece disposta a trazer a sua própria plataforma de streaming que, na China, transmite filmes e programas locais.

Você acha que uma set-top box da Xiaomi é uma boa ideia? Comente no Fórum do TecMundo

Por enquanto, a marca ainda não revelou a data de lançamento ou o preço do produto no mercado, da mesma forma que é uma incógnita se o Mi Box dará as caras no Brasil algum dia. Será que veremos um preço acessível como ocorre nos demais gadgets da companhia?


Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.


Veja também