Audiodescrição do YouTube agora funciona até com efeitos sonoros

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

24/03/2017 - 09:111 min de leitura

Audiodescrição do YouTube agora funciona até com efeitos sonoros

Fonte :

Imagem de Audiodescrição do YouTube agora funciona até com efeitos sonoros no tecmundo

A audiodescrição em Closed Caption do YouTube está cada vez melhor para reconhecer idiomas, sotaques e até pessoas que falam rápido. Mas a Google ainda não está satisfeita: o serviço agora está tão inteligente que é capaz de identificar até efeitos sonoros.

A novidade é uma das maiores implementações na audiodescrição do YouTube desde a própria criação do sistema, em 2009. Segundo a Google, não adianta nada só capturar e colocar em palavras as falas, sendo efeitos sonoros dizem muita coisa sobre um clipe. Por isso, aplausos, risadas e música instrumental tocando no fundo agora serão identificados.

Na prática, o vídeo fica assim:

undefined

Em um futuro próximo, outros efeitos e barulhos devem ser incorporados no sistema do YouTube, já que o sistema de "captura" e "reconhecimento" desses ruídos já está basicamente pronto.

Todo mundo ganha

A responsável por fazer isso é uma rede neural que é treinada para reconhecer padrões e nomeá-los. Toda vez que um novo vídeo é incorporado ao YouTube, esse novo sistema tenta identificar os sons no clipe, ficando cada vez mais preciso nas respostas. E quem ganha não é só quem precisa de recursos de acessibilidade, como deficientes auditivos: quem busca aprender um novo idioma ou simplesmente não consegue escutar direito o áudio pode ter a vida facilitada com o recurso.

 E quem ganha não é só quem precisa de recursos de acessibilidade, como deficientes auditivos

A Google realizou testes com grupos de usuários e a grande maioria aprovou a função. Por enquanto, o sistema só funciona a partir de geração automática, mas logo deve ser aberto à comunidade e incluir novos casos.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também