menu
Tecmundo
Ciência

Agência americana diz que pandemia de covid pode ter surgido em laboratório

Um relatório do Departamento de Energia dos EUA obtido pelo The Wall Street Jornal indica um vazamento acidental de laboratório como origem da covid-19

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

27/02/2023, às 08:50

Agência americana diz que pandemia de covid pode ter surgido em laboratório

Fonte: Wuhan Institute of Virology/Wikimedia Commons/Reprodução

Imagem de Agência americana diz que pandemia pode ter surgido em laboratório no tecmundo

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) atualizou seu relatório final sobre a origem do vírus que deu início à pandemia da covid-19 no mundo, em 2020. De acordo com a agência responsável pela política de energia e segurança nuclear naquele país, o microrganismo teria surgido a partir do vazamento "acidental" de um laboratório chinês.

Segundo o The Wall Street Journal, que divulgou a notícia no domingo (26), a atualização confidencial do estudo de 2021 teria sido enviada por cópia tanto à Casa Branca como a alguns legisladores seniores do Congresso dos EUA. Embora o documento não seja conclusivo, há uma visão consensual entre seus autores de que a covid-19 não fazia parte de nenhum programa de armas biológicas

Além disso, também não fica claro no documento qual laboratório teria sido responsável ou em quais circunstâncias o suposto vazamento teria ocorrido. Essas descobertas atualizadas do DoE – que as classifica como de "baixa confiança" em termos de certeza absoluta – contrariam os relatórios de outras quatro agências de inteligência dos EUA.

O que dizem as autoridades sobre a teoria de vazamento do vírus?

O Instituto de Virologia de Wuhan – foco de debates políticos – não foi formalmente apontado no relatório do DoE. (Fonte: Wuhan Institute of Virology/Wikimedia Commons/Reprodução)O Instituto de Virologia de Wuhan – foco de debates políticos – não foi formalmente apontado no relatório do DoE. (Fonte: Wuhan Institute of Virology/Wikimedia Commons/Reprodução)

Os relatórios encomendados pelo governo americano a outras quatro agências de inteligência concluíram que a origem da pandemia do coronavírus teria sido por uma transmissão natural de um animal infectado para um ser humano. Outras duas agências continuam indecisas, pois até hoje o tal hospedeiro animal nunca foi encontrado, o que jogou o centro de pesquisas virológicas de Wuhan no centro do debate político sobre a origem do vírus. 

Conforme o Wall Street Journal, as autoridades americanas se recusaram a revelar quais são as novas informações ou análise que levaram o DoE a mudar sua posição. Um funcionário da agência, ouvido pela publicação, afirmou que a atualização, que tem menos de cinco páginas, não foi encomendada pelo Congresso, mas sim realizada “à luz de novas informações, estudo mais aprofundado da literatura acadêmica e consulta a especialistas fora do governo.”

As autoridades chinesas contestaram a possibilidade de o vírus ter vazado de qualquer um de seus laboratórios.



Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.

star

Continue por aqui