Desenvolvedor modifica a fonte padrão do iOS 16 sem jailbreak

Por André Luiz Dias Gonçalves

30/12/2022 - 09:301 min de leitura

Desenvolvedor modifica a fonte padrão do iOS 16 sem jailbreak

Fonte :  Zhuowei Zhang/Divulgação 

Imagem de Desenvolvedor modifica a fonte padrão do iOS 16 sem jailbreak no tecmundo

Mudar a fonte padrão do sistema no iOS 16 sem precisar de jailbreak é possível, desde que você esteja executando uma das versões iniciais da edição mais recente do software da Apple e utilize uma ferramenta específica. A possibilidade foi descoberta pelo desenvolvedor Zhuowei Zhang, que compartilhou o resultado do trabalho com seus seguidores no Twitter, na segunda-feira (26).

Conforme o especialista, a modificação foi possível graças a exploração de uma brecha de segurança encontrada em versões anteriores do iOS 16. Ao realizar o procedimento, ele conseguiu substituir a fonte original do sistema da Apple, San Francisco Pro, por várias outras.

A ferramenta criada por Zhang, que está disponível no GitHub, permite personalizar o iPhone com estilos de fontes alternativas. Comic Sans MS, DejaVu Sans Mono, DejaVu Serif, Fira Sans, Choco Cooky e Go Regular são algumas das opções oferecidas.

Exemplos de fontes do iPhone modificadas pela ferramenta do desenvolvedor.Exemplos de fontes do iPhone modificadas pela ferramenta do desenvolvedor.

Mudar a fonte padrão do iPhone é um processo seguro usando o programa, segundo o desenvolvedor, uma vez que não exige jailbreak do iOS e as alterações são revertidas ao reiniciar o celular. No entanto, ele recomenda realizar o backup do smartphone, para evitar problemas.

Falha já foi corrigida pela Apple

A modificação da fonte padrão do iOS com a ferramenta desenvolvida por Zhang só é possível nos telefones que executam o iOS 16.1.2 ou versões anteriores. Isso se deve a correção do bug que possibilitava a personalização, feita pela gigante de Cupertino na versão mais recente do sistema.

Dessa forma, quem atualizou o iPhone para o iOS 16.2 não consegue usar o recurso. Além de soluções para outras importantes vulnerabilidades, reforçando a segurança, o update recém-lançado trouxe novidades como o app de criação colaborativa Freeform e a função Sing, essa última permitindo ativar o modo karaokê no Apple Music.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também